Explorar por Autor

Famílias africanas e mestiçagem no comércio atlântico: o caso de Luanda no séc. XVIII


Selma Pantoja
Universidade de Brasília


O texto trata das chamadas «Donas» em Luanda, poderosas e ricas comerciantes de escravos que através de várias gerações de mulheres conduziram as grandes empresas atlânticas, como proprietárias de navios e administrando agên­cias entre os dois lados dos continentes. Durante os séculos XVII até a primeira metade do XIX essas «Donas» estiveram entre as maiores fortunas dessa região transatlântica. Pretende-se apresentar alguns aportes de representações das comerciantes na cidade de Luanda tencionando com isso explicitar os modos pelos quais diferentes imagens representam essas comerciantes urbanas. Deliberadamente ou não, uma tremenda ambiguidade envolve a figura dessas mulheres. Por isso é central discutir a questão, se a sociedade dominante queria um retrato de mulheres vulneráveis, sem ajuda e dependentes, ou se as comerciantes mesmas manipulavam aquela representação por sua própria proposta.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS