Explorar por Autor

Milenarismo e revolta na vivência dos escravos. Pregações e andanças do «Príncipe Encoberto» [...]


Ana Margarida dos Santos Pereira
Centre for the study of the African diaspora in Europe and Latin America - Universiteit van Amsterdam


Em 1744 surgiu na Vila do Príncipe (MG) um mendigo barbado, rapidamente tido por todos como homem de grande fé%% algum tempo depois seria, contudo, preso, juntamente com uma escrava, e acusado pela justiça secular de fomentar a revolta dos cativos contra o poder branco. Posteriormente, foi denunciado à Inquisição por blasfemar e difundir proposições heréticas%% encarcerado durante 7 anos, foi mandado libertar pelos inquisidores em 1753, na sequência de um despacho em que era dado como louco.
Quem era este visionário que ora se apresentava como filho de pobres, ora como príncipe, afirmando-se enviado por Deus e pelo rei seu pai para libertar os escravos do Brasil? O que pregava? Como se explica a inquietação causada pela sua presença e que eco teve a sua mensagem junto daqueles a quem se dirigia, negros e mulatos? Estas são algumas das questões às quais procuramos dar resposta, analisando o caso do profeta" mineiro, até aqui desconhecido, à luz da realidade colonial, relacionando-o com o desenvolvimento do messianismo de cunho sebastianista em Portugal e no Brasil, ao mesmo tempo que assinalamos a novidade das suas propostas e o seu carácter potencialmente revolucionário."

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS