Explorar por Autor

António Albuquerque Coelho de Carvalho: um governador num espaço atlântico


Renato Pires
Centro de História de Além-Mar - Universidade Nova de Lisboa


Descendente de uma linha de governadores, António Albuquerque Coelho de Carvalho foi um dos governantes mais importantes de finais do século XVII e começos do século XVIII. Desempenhando funções no Reino, no Brasil e em Angola, a sua actividade foi sempre pautada por uma grande sintonia e cordialidade com as Camâras locais, não se registando conflitos com estes órgãos e recebendo sempre os maiores elogios.
António Albuquerque ao longo da sua carreira será encarregue de missões administrativas importantes, sendo, por exemplo nomeado pelo rei para governador da cidade do Rio de Janeiro tendo como principal função por fim à Revolta dos Emboabas que estava a afectar a actividade mineira na região das Minas Gerais.  A vida e actividade de António Albuquerque e de seus familiares pode ser apontada como um bom exemplo de uma família que se colocou ao serviço do Estado, e que ao exemplo do que sucedia na Ásia, actuou sempre num só espaço: o Atlântico. Temos, assim, uma transmissão de poderes a uma família, realizada pelo rei e pelo Conselho Ultramarino, feita com base nas qualidades administrativas demonstradas dos seus elementos. António Albuquerque, foi o que mais se destacou, não só pela dificuldade de suas missões, bem como, pela longevidade e maior quantidade de cargos desempenhados.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS