Explorar por Autor

O discurso (etnográfico) da alteridade no Tratado Breve dos Rios de Guiné do cabo Verde (1594) [...]


Rogério Miguel Puga
Centro de História de Além-Mar - Universidade Nova de Lisboa


Em 1594, o capitão André Álvares d'Almada (m. 1594) redige o Tratado Breve dos Rios de Guiné do Cabo-Verde, narrativa, que, apenas é publicada em 1841, por Diogo Köpke, e descreve as instituições locais, a natureza, a toponímia e o modus vivendi de vários 'reinos' da secção central da costa ocidental africana, nomeadamente através da representação (proto)etnográfica do género, do estatuto social e da vivência cultural e diária dos mesmos. 
O documento em questão apresenta-se como representação gráfica de realidades exóticas que o autor tenta descodificar e apresentar perante o leitor português quinhentista, sendo esse processo analisado no nosso estudo, sobretudo a forma como as culturas Outras são abordadas ao longo do texto.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS