Explorar por Autor

A formação da elite colonial nas partes do Brasil através da conquista territorial (sécs. XVI-XVII)


Rodrigo Ricuperto
Universidade de São Paulo


No século XVI, uma parcela importante da elite colonial foi formada através da participação na administração directa ou indirecta da colónia. Nesse período de conquista e consolidação da costa atlântica, entre São Vicente e Belém do Pará, cada etapa de avanço serviu para o fortalecimento da elite colonial em formação, que se firmou aproveitando a possibilidade de ocupar novas terras, de adquirir escravos indígenas e de ocupar novos cargos.
Assim ter-se-ia dois movimentos - o de formação da elite colonial e o de conquista e consolidação da fachada atlântica - paralelos e complementares. E dado que a necessidade de defesa do território recém conquistado exigia o povoamento e a instalação de uma estrutura produtiva pode-se apontar que a dinâmica colonial, nos moldes do chamado Antigo Sistema Colonial, estruturou-se nessa etapa. Procuraremos em nossa comunicação comprovar tal dinâmica a partir da análise dos casos da conquista do Rio de Janeiro em 1560-65, da Paraíba em 1584, de Sergipe d'El-Rei em 1587 e da Costa leste-oeste (do Rio Grande ao Pará) entre 1598 e 1614.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS