Explorar por Autor

As sesmarias no Império Português do Atlântico


Miguel Jasmins Rodrigues
Departamento de Ciências Humanas / Instituto de Investigação Científica Tropical

A base económica do Império Português do Atlântico assentará, em boa parte e durante largo tempo, na produção sacarina como produto principal de exportação. É este produto, com mercado garantido nas sociedades europeias, que permitirá às élites de origem portuguesa estabelecer e/ou consolidar a sua supremacia social. Tratando-se de um produto que tem como base a produção agrícola, o controlo sobre a terra constitui um dos factores mais importantes para a definição das élites acima referidas. As sesmarias parecem ter constituído, tanto nos arquipélagos atlânticos como no Brasil, uma das mais importantes formas de aquisição desse controlo, e a extensão de terra dada em sesmaria afigura-se, de um modo geral, proporcional ao status formal de origem. Este processo pode ser seguido, ainda na primeira metade do século XV, no que diz respeito ao arquipélago da Madeira, prolongando-se ao longo de todo o Antigo Regime no Império Português do Atlântico.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS