Explorar por Autor

Salvador em construção: a mão-de-obra portuguesa, africana e indígena no século XVI


Patrícia Verônica Pereira dos Santos
Universidade Federal da Bahia


As construções civis e militares em Salvador do Século XVI reflectiram a cultura arquitectónica dos povos que chegaram com Tomé de Sousa, primeiro governador geral, o que evidencia as técnicas utilizadas como, por exemplo, o barro, a madeira e a pedra, sistema comum a portugueses, índios e africano. O presente estudo tem por objectivo analisar a mão-de-obra na construção da cidade fortaleza do Salvador no Século XVI, as profissões de cada trabalhador, bem como o seu soldo. As fontes utilizadas foram as Provisões e Mandados Reais, Documentos Históricos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e Bibliografias multidisciplinares. Algumas fontes nos remetem ao modo tradicional dos portugueses, africanos e indígenas construírem suas casas e defesas, por isso essa temática deve trilhar pela história social buscando a interlocução com as áreas afins.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS