Explorar por Autor

Jogos e interesses de poder nos reinos do Congo e de Angola nos séculos XVI a XVIII


Chantal Luís da Silva
Paris IV - Sorbonne


A descoberta do Reino do Congo pelos Portugueses, em 1483, marcou os espíritos. Navegadores, comerciantes e missionários tentaram identificar e descrever aquele reino africano. Eis a razão por que beneficiamos duma rica documentação escrita (com mais de quatro séculos).
No século XVI, o Reino do Congo era um dos principais reinos da África Central. Assim até 1575, o Reino de Angola devia obediência ao Reino do Congo. Desde os primeiros contactos, os Portugueses tentaram estabelecer boas relações com os Africanos. As elites locais mostraram-se muito cedo favoráveis ao Cristianismo. As relações entre estes dois povos geraram uma aliança política, económica, e religiosa.
Mas sendo os interesses diferentes, cedo ressaíram jogos de poder. Cumpre, pois, apresentarmos os jogos e interesses pelos poderes nos reinos do Congo e de Angola nos séculos XVI a XVIII. Desta forma havemos de destacar as razões que levaram os Portugueses e os Africanos a colaborarem, debruçando-nos sobre os interesses de cada um, para em seguida salientarmos os diferentes pontos de ruptura entre Portugal e os Reinos do Congo e de Angola.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS