Explorar por Autor

A exegese de Vieira na constituição do Quinto Império: a história reordenando as coisas do reino


Jaqueson Luiz da Silva
Universidade Estadual de Campinas


A História do Futuro do padre António Vieira, como se sabe, tem sua composição efectuada enquanto responde ao processo na Inquisição, cuja causa são as proposições censuradas na carta Esperanças de Portugal. Se entendermos que a causa principal deste processo é a proposição de que haverá um Quinto Império estabelecido a partir do reino de Portugal, é necessária uma sua definição, pois pressupomos que antes não há em sua obra tal definição, quer dizer, antes do embate dialéctico com os inquisidores não há qualquer definição da dita Quinta Monarquia em sua obra, sendo o que a parece ser, nada mais que apenas tópicos da ortodoxia católica efectuando outros sentidos de acordo ao género - sermão, cartas, papéis políticos -que os comporta. Então, de acordo ao uso conveniente do género história, Vieira reordenando os fatos do Reino - Descobrimentos, Restauração, guerras contra os holandeses na Bahia, entre outros ­actualiza, por meio da alegoria factual, a história portuguesa apresentando, pois, o Quinto Império.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS