Explorar por Autor

Paisagens urbanas no Brasil agrário colonial


Lígia Maria Tavares da Silva
Universidade Federal de Pernambuco


Buscamos investigar elementos da paisagem e do quotidiano urbano no Brasil, quando a economia girava em torno da actividade agrícola e a vida social e política brasileira em torno das fazendas, engenhos, estâncias e currais, ou seja, no período colonial. Argumentos sobre a predominância de uma civilização agrária durante este período, inibiram os estudos sobre o quotidiano das vilas e cidades no Brasil, por serem consideradas historicamente retrógradas. Até pouco tempo, acreditava-se que o colonizador português não as planejava e que, por isso, cresciam na espontaneidade e na desordem. Partimos, porém, do princípio de que nas vilas e cidades coloniais, foram surgindo paisagens urbanas singulares como resultado da imbricação dinâmica entre a paisagem portuguesa, cuja função de civilizar se dava através da defesa, da administração e, sobretudo, da religião católica, e a paisagem tropical, onde a necessidade de sobrevivência das diversas raças que aqui se misturavam, justificava uma certa flexibilização na ordenação da vida quotidiana.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS