Explorar por Autor

O senado da Câmara da Bahia e a crise do antigo sistema colonial


Avanete Pereira de Sousa
Universidade de São Paulo


A noção de crise do Antigo Sistema Colonial parte da premissa do esgotamento dos mecanismos que sustentavam as práticas mercantilistas, monopolistas e de dominação das metrópoles sobre amplo território colonial conquistado e explorado ao longo dos séculos XVI ao XVIII. Os argumentos dessa tese são amplamente discutidos em obras de consagrados e reconhecidos autores. No que se refere à América portuguesa, apesar dos avanços de estudos monográficos e datados em conjunturas específicas, sobretudo no período que abrange o final do século XVIII e princípio do XIX, ainda permanece aberta a questão de se identificar e de se compreender o comportamento, as reacções, a assimilação e a vivência dos diversos actores sociais presentes e actuantes nas instâncias do poder local. Ou seja, a aproximação da análise histórica enfocando as atitudes, as expressões, as representações, os discursos e as práticas políticas no âmbito do poder local podem revelar diferentes direcções e modos de se pensar e se refletir sobre a crise do Antigo Sistema Colonial, por exemplo: Como se comportavam as elites locais face ao controle sobre a economia em nível municipal? Qual o grau de recepção, entre esta mesma elite, dos ideários liberais que apregoavam a não regulamentação económica? Lançar luzes sobre essas questões tomando como referência as relações sociais políticas e económicas implícitas à Câmara Municipal da cidade de Salvador é, pois, o objectivo desta comunicação.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS