Explorar por Autor

Prémios e castigo: o Movimento Baiano de 1798 na historiografia oitocentista


Patrícia Valim
Universidade de S. Paulo/FFLCH/DH


O movimento Baiano de 1789, um episódio de contestação política típico do Antigo Regime, porque em território colonial, conteve a peculiar característica de um grupo socialmente heterogéneo propor um projecto político coevo, em bases republicanas e jacobinas. Não à toa, os representantes locais da casa Real portuguesa, ameaçados de frente ao desafio lançado, condenaram à forca quatro homens pardos e livres, e, simultaneamente, circunscreveram nos Autos da Devassa a composição social às camadas médias e baixas daquela sociedade. Inaugura-se, assim, um padrão interpretativo no qual os historiadores vão se apropriar, para constituir o episódio, ao longo da centúria oitocentista, em um não-evento". Nem sempre por um mesmo conjunto de problemas e conceitos, aos historiadores que versaram sobre

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS