Explorar por Autor

Nascimento e morte da capitania do Funchal


Nelson Veríssimo
Universidade da Madeira


A instituição das capitanias do arquipélago da Madeira, pelo Infante D. Henrique, correspondeu à necessidade de uma nova ordem jurídica para uma sociedade em formação, legitimando, por outro lado, o exercício do poder por parte dos capitães, nas suas áreas de influência, desde os primórdios do povoamento.
Ainda que a ausência dos capitães e a nomeação de um governador e capitão-general para a ilha da Madeira, logo no início da União Ibérica, retirassem à capitania a sua efectiva importância política, a verdade é que esta instituição perdurou até à segunda metade do século XVIII. Nesta comunicação, pretende-se analisar o percurso da capitania do Funchal até à sua extinção, publicando, em anexo, o documento que determinou o seu fim.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS