Explorar por Autor

Portugueses do Brasil: a questão identitária na poesia dos inconfidentes mineiros


Martha Victor Vieira
Universidade Federal de Tocantins


Para abordar a temática da identidade no Antigo Regime português pretendemos, a partir dos textos poéticos, problematizar o sentimento de brasilidade" que, segundo alguns historiadores, consistiu no elemento propulsor para firmar-se uma oposição contra a metrópole. Esse sentimento teria motivado os colonos a se rebelarem, buscando defender os seus interesses económicos e políticos. A conjura mineira é, nesse sentido, lembrada como um episódio emblemático da História do Brasil, porque nela receberam punição, além de Tiradentes, reconhecidos letrados do setecentos, como Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto, que se envolveram na conspiração. Assim sendo, pelo seu teor político, no nosso entender, a poesia de tais inconfidentes pode ser um impor­tante instrumento analítico para discutir/compreender a pertinência e os matizes da questão identitária na América portuguesa.
"

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS