Explorar por Autor

My row is bigger than yours - Vítor Rua

VR0050.jpg

Obra: My row is bigger than your

Compositor: Vítor Rua

Editora: Centro de Investigação &%% Informação da Música Portuguesa

Data: 1993

URL: http://www.mic.pt

Na linha do tráfico: notas sobre o ingresso de escravos africanos na Paraíba


Mozart Vergetti de Menezes
Universidade Federal da Paraíba


Os pilares económicos estruturais do Brasil Colónia, que estiveram fincados na extracção e produção de matérias primas que se orientava para a economia-mundo europeia em expansão, balizaram-se na presença fundamental da escravidão negra africana. As formas de aquisição dessa mão-de-obra para o trabalho na Paraíba, durante a primeira metade do setecentos, assunto da nossa comunicação, obedeceu à implantação, pela Coroa portuguesa, de certas políticas compensatórias no intuito de remir a crise do sector açucareiro local. Contrapôs, então, a Coroa, ao baixo poder de crédito e renda de lavradores e senhores de engenho da Paraíba - diferentemente do que fazia em Pernambuco e Bahia - benefícios fiscais ou incentivos à criação de pequenas Companhias de Comércio para o trato de escravos que revelaram, além das formas de contratos comerciais entre a Paraíba e a África, alguns indícios sobre a quantidade de escravos ali aportados.

Na Palma da Mão a Lâmpada de Guernica - Constança Capdeville

15

Obra: Na Palma da Mão a Lâmpada de Guernica

Compositor: Constança Capdeville

Editora: Centro de Investigação &%% Informação da Música Portuguesa

Data: 1982

URL: http://www.mic.pt

Nachtmusik - Vítor Rua

part_VR0006.jpg

Obra: Nachtmusik

Compositor: Vítor Rua

Editora: Centro de Investigação &%% Informação da Música Portuguesa

Data: 2000

URL: http://www.mic.pt

Nas fronteiras do Antigo Regime: a colónia de Sacramento no século XVIII


Rodrigo Borges Monteiro
Universidade Federal Fluminense


A Colónia do Sacramento, fundada no extremo-sul da América em 1680, não foi somente um ninho de contrabandistas", como afirma o historiador Capistrano de Abreu. Muito mais ampla do que apenas uma simples fortificação ou praça comercial em um lugar ermo, se tornou um espaço colonial com características marcantes no contexto do Império português no Atlântico.

Nascimento e morte da capitania do Funchal


Nelson Veríssimo
Universidade da Madeira


A instituição das capitanias do arquipélago da Madeira, pelo Infante D. Henrique, correspondeu à necessidade de uma nova ordem jurídica para uma sociedade em formação, legitimando, por outro lado, o exercício do poder por parte dos capitães, nas suas áreas de influência, desde os primórdios do povoamento.
Ainda que a ausência dos capitães e a nomeação de um governador e capitão-general para a ilha da Madeira, logo no início da União Ibérica, retirassem à capitania a sua efectiva importância política, a verdade é que esta instituição perdurou até à segunda metade do século XVIII. Nesta comunicação, pretende-se analisar o percurso da capitania do Funchal até à sua extinção, publicando, em anexo, o documento que determinou o seu fim.

Natércia - Sara Carvalho

SC0007

Obra: Natércia

Compositor: Sara Carvalho

Editora: Centro de Investigação &%% Informação da Música Portuguesa

Data: 2006

URL: http://www.mic.pt

Nau

cadernosvicente_Nau.jpg

Título: NAU

Autor: Teresa Castro Nunes

VICENTE
Colecção dirigida por Osório Mateus

Quimera Editores, Lisboa, 1988 | e-book 2005

URL: http://www.quimera-editores.com

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS