Explorar por Autor

Os régulos do sertão e o império lusitano: território e poder na capitania do Ceará (Brasil) [...]


António Otaviano Vieira Junior
Universidade Federal do Pará


No Nordeste do Brasil, durante a segunda metade do século XVIII, intensificou-se o processo de colonização da capitania do Ceará. O povoamento do território cearense foi tramado a partir da luta pela posse da terra e o incremento de políticas metropolitanas que visavam disciplinar a ocupação do espaço. Nossa pesquisa analisa as tensões sócio-históricas inerentes a este processo, tendo como foco central as relações entre a Coroa portuguesa e poder familiar dos régulos do Sertão".
"

Os relatos de naufrágios na literatura portuguesa dos sécs. XVI e XVII

BB41Os relatos de naufrágios na literatura portuguesa dos sécs. XVI e XVII
Giulia Lanciani | PDF
ICALP - Colecção Biblioteca Breve - Volume 41
1979

Os Serenins de Queluz

/icon-contos.gif  

Título: Os Serenins de Queluz

Autor: Júlio Dantas

Biblioteca Online do Conto

Contos e Novelas Portuguesas do Século XIX

 

Oscillations - Cândido Lima

CL0045

Obra: Oscillations

Compositor: Cândido Lima

Editora: Centro de Investigação &%% Informação da Música Portuguesa

Data: 1975

URL: http://www.mic.pt

Otto Friedrich von der Groben: uma viagem ao Atlântico em nome de Brandeburgo


Marília dos Santos Lopes

Universidade Católica Portuguesa - Viseu

Nos finais do século XVII, o príncipe-eleitor Frederico de Brandeburgo reúne uma expedição que deverá encontrar o local estratégico da futura presença de Brandeburgo na costa ocidental africana. Escolhido para realizar este projecto, Otto Friedrich von der Gröben irá deixar relato dessa sua viagem de reconhecimento ao Atlântico: a Guinesische Reise=Beschreibung (1694). A ele competirá, como sabemos através das instruções dadas ao comandante, estabelecer oficialmente contactos e definir os moldes da ocupação brandeburguesa em terras africanas. 
Na esteira de outros viajantes, Otto Friedrich von der Gröben descreve com curiosidade terras e gentes africanas, do Cabo Branco à Costa do Ouro, e evoca esporádicos encontros com europeus. De que modo este relato é um testemunho das ambições, projectos e concepções de mais uma potência europeia interessada em estender o seu poder ao Atlântico é o repto desta comunicação.

Ouvidores e ouvidorias no império português do Atlântico


José Subtil
UAL


Pretende-se evidenciar o papel desempenhado pelos ouvidores no governo e na condução das práticas administrativas, chamando a atenção para um dos pólos políticos mais importantes da administração colonial que não tem merecido o devido destaque. Com esta evidência procurar-se-á, também, centrar o papel desempenhado pela Nobreza de Toga na estabilidade do Império, a lógica dos compromissos corporativos e as relações mantidas com outras elites políticas.

Paisagem Interior - Clotilde Rosa

CR0011

Obra: Paisagem Interior

Compositor: Clotilde Rosa

Editora: Centro de Investigação &%% Informação da Música Portuguesa

Data: 2000

URL: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Paisagens da China e do Japão

Documento PDF

Título: Paisagens da China e do Japão

Autor: Wenceslau de Moraes

Edição: Projecto Gutenberg, 20-05-2008 [Ebook # 25537]

Produção: Rita Farinha e Online Distributed Proofreading Team em http://www.pgdp.net

Paisagens urbanas no Brasil agrário colonial


Lígia Maria Tavares da Silva
Universidade Federal de Pernambuco


Buscamos investigar elementos da paisagem e do quotidiano urbano no Brasil, quando a economia girava em torno da actividade agrícola e a vida social e política brasileira em torno das fazendas, engenhos, estâncias e currais, ou seja, no período colonial. Argumentos sobre a predominância de uma civilização agrária durante este período, inibiram os estudos sobre o quotidiano das vilas e cidades no Brasil, por serem consideradas historicamente retrógradas. Até pouco tempo, acreditava-se que o colonizador português não as planejava e que, por isso, cresciam na espontaneidade e na desordem. Partimos, porém, do princípio de que nas vilas e cidades coloniais, foram surgindo paisagens urbanas singulares como resultado da imbricação dinâmica entre a paisagem portuguesa, cuja função de civilizar se dava através da defesa, da administração e, sobretudo, da religião católica, e a paisagem tropical, onde a necessidade de sobrevivência das diversas raças que aqui se misturavam, justificava uma certa flexibilização na ordenação da vida quotidiana.

Palavra Puxa Palavra - Comunicação e Gramática Dependencial

PalavraPuxaPalavraPalavra Puxa Palavra - Comunicação e Gramática Dependencial
Hans Jürgen Heringer / José Pinto de Lima | PDF
ICALP - Colecção Identidade: Série Língua Portuguesa
1987

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS