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«Senhora das Tempestades». Poesia e Libertação do Homem

Revista Camões"«Senhora das Tempestades». Poesia e Libertação do Homem"
Vítor Aguiar e Silva | PDF
in, Revista Camões nº2
1998

Expo'98: História de Um Território Reinventado

Expo98_capa.jpgExpo'98: História de Um Território Reinventado
João Paulo Velez | PDF
Parque Expo'98
2008

The Mother of God - Manuel Pedro Ferreira

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Obra: The Mother of God

Compositor: Manuel Pedro Ferreira

Editora: Centro de Investigação &%% Informação da Música Portuguesa

Data: 1999

URL: http://www.mic.pt

Essay V - Christopher Bochmann

CB0084

Obra: Essay V

Compositor: Christopher Bochmann

Editora: Centro de Investigação &%% Informação da Música Portuguesa

Data: 1982

URL: http://www.mic.pt

Salazarismo e Artes Plásticas

BB68Salazarismo e Artes Plásticas
Artur Portela | PDF
ICALP - Colecção Biblioteca Breve - Volume 68
1987

Um projecto civilizador pombalino para o sertão oeste de Minas Gerais no século XVIII


Márcia Amantino
Universidade Salgado de Oliveira


O Marquês de Pombal, através de uma série de medidas tomadas na metrópole e executadas nas diferentes partes do Império Ultramarino, engendrou um Projeto Civilizacional baseado no controle sobre os agrupamentos de indígenas, de vadios e de quilombolas que viviam em áreas que, por diferentes motivos, estavam fora do domínio das autoridades. Tais regiões eram denominadas de Sertões e receberam diversas expedições promovidas com os objectivos de levar a civilidade e efectuar o povoamento com grupos sociais capazes de serem controlados. Além disso, buscava-se também encontrar terras para aumentar as extracções de ouro e a agricultura e consequentemente, incrementar a arrecadação dos impostos devidos à Metrópole. Para atingir todos estes objectivos, era imprescindível limpar" os Sertões de seus moradores considerados indesejados, ou seja, índios tidos como bravios, quilombolas e vadios. Para justificar estas expedições foram criadas inúmeras imagens negativas a respeito destes grupos sociais e para cada um foram desenvolvidas atitudes específicas de controle. Todavia, em comum a todas, a negação ao direito à terra.
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