Ler o texto
Compreender o texto
Sabia que?

   

VITORINO  NEMÉSIO

Nasceu em 1901, na Ilha Terceira, Açores. Frequentou o liceu em Angra e na Horta (Ilha do Faial), onde concluiu o 5º ano. Em 1919, iniciou o serviço militar como voluntário, o que lhe proporcionou a primeira viagem ao Continente. Em Coimbra, terminou o liceu e frequentou a Universidade, primeiro como aluno de Direito, depois de Letras. Optando definitivamente pelo curso de Filologia Românica, viria a obter a sua licenciatura em 1931 em  Lisboa, dando início ao mesmo tempo a uma distinta carreira académica na Faculdade de Letras. Como professor, o seu percurso levou-o ainda a leccionar em Montpellier, em Bruxelas e em várias universidades no Brasil.

Poeta, ficcionista, crítico, biógrafo e investigador literário, Vitorino Nemésio é autor de uma obra equiparável, nas palavras de David Mourão-Ferreira, a «um arquipélago». Fundador e director da Revista de Portugal (1937-1941), uma publicação literária importante no panorama português do século XX, Nemésio colaborou também de forma intensa em revistas literárias, em jornais, na rádio e na televisão. Ficou célebre – e presente até hoje na memória dos portugueses mais velhos - a sua colaboração na RTP com o programa «Se bem me lembro», no início dos anos setenta.

O livro Mau Tempo na Canal (a que pertence o excerto apresentado) foi publicado em 1944 e é considerado um marco na história do romance português do século XX.

Algumas obras:

Paço do Milhafre (1924) - contos
A Casa Fechada (1937) - novelas
O Bicho Harmonioso (1938) - poesia
Mau Tempo no Canal (1944) - romance
Ondas Médias (1945) - palestras radiofónicas
Corsário das Ilhas (1956) - apontamentos de viagem
Conhecimento de Poesia (1958) - ensaios
O Verbo e a Morte (1959) - poesia
Limite de Idade (1972) - poesia
Sapateia Açoriana, Andamento Holandês e Outros Poemas (1976) - poesia

Para saber mais sobre V. Nemésio.

Ler um poema do autor - «Rocha do Mar».  


Ouvir Vitorino Nemésio:

  comentar o romance O Bobo, de Alexandre Herculano (ficheiro com 3.82 Mb).

  falar sobre a «diáspora» portuguesa (ficheiro com 4.11 Mb).