Cinema Português
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A introdução do sonoro
O cinema português
Os primeiros anos
O cinema mudo
A introdução do sonoro
As "comédias portuguesas"
O cinema de propaganda
A censura
O "velho cinema"
O "cinema novo"
Os "anos Gulbenkian"
O cinema de abril
A "escola portuguesa"
Êxitos de bilheteira
Os novos autores
A "geração curtas"
O regresso à História
O cinema e o Estado
O documentário I
O documentário II
Um cinema de autores: Manoel de Oliveira
Um cinema de autores: Pedro Costa
Vencer o presente, olhar o futuro
Com mais de cem anos, a história
do cinema português é marcada por
uma grande diversidade e por períodos
de grande vitalidade, sobretudo a partir
da viragem para o cinema moderno
nos anos sessenta e da transição
para a democracia em 1974.
No cinema português atual coexistem
diferentes géneros e gerações de
realizadores, filmes de entretenimento
e filmes de autor, bem como uma sólida
tradição de documentários.
Ameaçada por outras formas
de entretenimento e por problemas
de financiamento endémicos,
a sobrevivência do cinema português
parece hoje mais difícil do que nunca.
No entanto, nunca tantos filmes
portugueses alcançaram tamanho
reconhecimento internacional
ou conseguiram chegar a tantos
espectadores como hoje.
Over 100 years old, the history of
Portuguese cinema has been marked
by great diversity, as well as by periods
of great vitality – especially with the
advent of modern cinema in the 1960s
and the transition to democracy in 1974.
Today, different genres and
different generations of directors
coexist in Portuguese cinema, as do
entertainment films and directors’ films.
Not to mention a strong tradition in
documentaries.
Threatened by other forms of
entertainment and by endemic funding
problems, the survival of Portuguese
cinema seems more difficult than ever
before. Nonetheless, never have so many
Portuguese films achieved so much
international acclaim or reached as
many viewers as they do today.
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