A Banda Desenhada em Português


Banda desenhada em Português



Para uma aproximação ao tema deste percurso, a primeira sugestão vai para uma visita à
Bedeteca de Lisboa, a única biblioteca pública do país dedicada à banda desenhada e à ilustração. Aí pode encontrar uma seleção de títulos para constituir uma biblioteca mínima de banda desenhada, nacional e estrangeira, entre outros recursos em linha. Além de notícias atualizadas do mundo da BD e da ilustração, a Bedeteca dispõe de uma folha informativa eletrónica e são várias as hiperligações sugeridas ao nível de autores, ilustradores e festivais.

Embora com um título em inglês, o sítio
Central Comics apresenta-se como uma das principais páginas portuguesas sobre banda desenhada. As notícias, as crónicas, os artigos e as entrevistas vão desde a banda desenhada mais comercial à mais alternativa. Os últimos lançamentos no mercado, concursos, exposições e outros eventos são assuntos que merecem destaque. No domínio da banda desenhada alternativa, ainda duas sugestões para os fãs: a Revista Revista 365.com e as atividades da associação chili com carne.

A
Juvenilbase é um catálogo português de literatura juvenil, banda desenhada e cadernetas de cromos. Entre as mais de 1800 referências disponíveis, esta base contém perto de 500 entradas na secção de Banda desenhada onde podemos encontrar obras com edição em Portugal desde os primórdios da BD até aos nossos dias.

Igualmente a descobrir são os fanzines digitais (e-zine)
Imaginazine, onde se divulgam, debatem e realizam atividades referentes à imagem ilustrada. O sítio permite ainda conhecer mais de perto vários trabalhos no campo da ilustração e apresenta sugestões de navegação.

Para trocar ideias e comentários, além dos fóruns disponíveis em alguns dos endereços referidos, vale a pena sugerir um saltinho ao
Beco das imagens, um "blog" especificamente dedicado à banda desenhada e ilustração.

Por último, se quiser refletir um pouco mais sobre a utilização didática da banda desenhada,. recomendamos a leitura do artigo
Ler e escrever com a banda desenhada, no qual a investigadora Cristina Sá avança com algumas pistas neste domínio.