titletitleAprender a brincar <subtitle type="text"></subtitle> <link rel="alternate" type="text/html" href="http://cvc.instituto-camoes.pt"/> <id>http://cvc.instituto-camoes.pt/</id> <updated>2025-11-05T06:57:05+00:00</updated> <author> <name>Centro Virtual Camões</name> <email>naoresponder.plataforma.cvc@fbapps.pt</email> </author> <generator uri="http://joomla.org" version="1.6">Joomla! - Open Source Content Management</generator> <link rel="self" type="application/atom+xml" href="http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas-dp11.html?format=feed&type=atom"/> <entry> <title>Você é uma pessoa romântica? <link rel="alternate" type="text/html" href="http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/voce-e-uma-pessoa-romantica-dp14.html"/> <published>2011-05-09T07:23:57+00:00</published> <updated>2011-05-09T07:23:57+00:00</updated> <id>http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/voce-e-uma-pessoa-romantica-dp14.html</id> <author> <name>Luís Morgado</name> <email>luis.morgado@instituto-camoes.pt</email> </author> <summary type="html"><table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>VOCÊ É UMA PESSOA ROMÂNTICA?</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">B1 / B2<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Apresente a atividade: elaborar um questionário subordinado à questão “Você é uma pessoa romântica?”<br />Em grupo, os alunos vão redigir as questões e as opções de resposta, assim como definir a respetiva pontuação (distribuindo “mais” ou “menos” pontos, consoante as respostas sejam “mais” ou “menos” românticas). Seguidamente, vão escrever a chave que permitirá a cada pessoa, depois de fazer o teste, somar a pontuação e saber o resultado (Ex: Mais de x pontos / Entre y e z pontos / Menos de x ’ pontos).<br />Trocam-se os questionários entre os grupos. Em cada grupo, um aluno lê em voz alta as questões e os outros tomam nota da sua resposta. No final, o mesmo aluno lê a pontuação de cada resposta. Os restantes alunos do grupo vão somando os respetivos pontos e veem o resultado no final.<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">OBSERVAÇÕES</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Numa versão mais simples, a atividade pode consistir na adaptação de um questionário já existente, recolhido na chamada imprensa “cor-de-rosa”, mantendo a estrutura e adaptando as questões e a chave do resultado ao novo tema. As questões podem ser de escolha múltipla ou de verdadeiro / falso. Caso se pretenda, por exemplo, exercitar as estruturas interrogativas, pode-se dar uma instrução nesse sentido para a redação das questões.<br />Exemplos de questões:<br /><br />Está apaixonado por um(a) colega de trabalho. Resolve declarar-se:<br />(a) escreve-lhe uma carta.<br />(b) envia-lhe um «e-mail».<br />(c) aproveita o intervalo de uma reunião.<br /><br />Na sua opinião, qual é o local ideal para um encontro romântico?<br />(a) uma praia deserta.<br />(b) um centro comercial.<br />(c) uma sala de cinema.<br /></span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p></summary> <content type="html"><table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>VOCÊ É UMA PESSOA ROMÂNTICA?</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">B1 / B2<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Apresente a atividade: elaborar um questionário subordinado à questão “Você é uma pessoa romântica?”<br />Em grupo, os alunos vão redigir as questões e as opções de resposta, assim como definir a respetiva pontuação (distribuindo “mais” ou “menos” pontos, consoante as respostas sejam “mais” ou “menos” românticas). Seguidamente, vão escrever a chave que permitirá a cada pessoa, depois de fazer o teste, somar a pontuação e saber o resultado (Ex: Mais de x pontos / Entre y e z pontos / Menos de x ’ pontos).<br />Trocam-se os questionários entre os grupos. Em cada grupo, um aluno lê em voz alta as questões e os outros tomam nota da sua resposta. No final, o mesmo aluno lê a pontuação de cada resposta. Os restantes alunos do grupo vão somando os respetivos pontos e veem o resultado no final.<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">OBSERVAÇÕES</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Numa versão mais simples, a atividade pode consistir na adaptação de um questionário já existente, recolhido na chamada imprensa “cor-de-rosa”, mantendo a estrutura e adaptando as questões e a chave do resultado ao novo tema. As questões podem ser de escolha múltipla ou de verdadeiro / falso. Caso se pretenda, por exemplo, exercitar as estruturas interrogativas, pode-se dar uma instrução nesse sentido para a redação das questões.<br />Exemplos de questões:<br /><br />Está apaixonado por um(a) colega de trabalho. Resolve declarar-se:<br />(a) escreve-lhe uma carta.<br />(b) envia-lhe um «e-mail».<br />(c) aproveita o intervalo de uma reunião.<br /><br />Na sua opinião, qual é o local ideal para um encontro romântico?<br />(a) uma praia deserta.<br />(b) um centro comercial.<br />(c) uma sala de cinema.<br /></span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p></content> <category term="Fichas práticas" /> </entry> <entry> <title>Verdades e Mentiras 2011-05-09T07:21:29+00:00 2011-05-09T07:21:29+00:00 http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/verdades-e-mentiras-dp12.html Luís Morgado luis.morgado@instituto-camoes.pt <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>VERDADES E MENTIRAS</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">B2 a C2<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Explique a atividade: relatar oralmente uma pequena história, com elementos incríveis, em que os alunos são a personagem principal. A história a relatar depende de uma regra: alguns alunos vão contar histórias verdadeiras, enquanto outros vão contar histórias falsas. Para isso, utiliza-se por exemplo um saco com papelinhos com a inscrição V (história verdadeira) ou F (história falsa).<br />Cada aluno dispõe de 3 minutos para contar a sua história. No final, os outros alunos dispõem de 2 minutos para fazerem todas as perguntas que quiserem com o objetivo de comprovar a veracidade da história ou desmascarar o mentiroso.<br /></span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>VERDADES E MENTIRAS</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">B2 a C2<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Explique a atividade: relatar oralmente uma pequena história, com elementos incríveis, em que os alunos são a personagem principal. A história a relatar depende de uma regra: alguns alunos vão contar histórias verdadeiras, enquanto outros vão contar histórias falsas. Para isso, utiliza-se por exemplo um saco com papelinhos com a inscrição V (história verdadeira) ou F (história falsa).<br />Cada aluno dispõe de 3 minutos para contar a sua história. No final, os outros alunos dispõem de 2 minutos para fazerem todas as perguntas que quiserem com o objetivo de comprovar a veracidade da história ou desmascarar o mentiroso.<br /></span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> Um Pouco de Movimento 2011-05-09T07:14:01+00:00 2011-05-09T07:14:01+00:00 http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/um-pouco-de-movimento-dp11.html Luís Morgado luis.morgado@instituto-camoes.pt <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>UM POUCO DE MOVIMENTO</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">A2 / B1<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">PREPARAÇÃO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">O grupo coloca-se em círculo.<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Neste jogo, elementos deixam o seu lugar no círculo para se colocarem no meio do grupo. As condições são colocadas sucessivamente por cada aluno.<br />Comece o jogo, utilizando a estrutura que deverá funcionar como modelo. Ex.: Corre para o meio da sala... se tiveres sapatos pretos.<br />Na continuação do jogo, as condições poderão incidir não só na descrição física, mas também nos gostos, comportamentos, etc. Ex.: ... se gostares de futebol. / ... se estiveres cansado / ...<br />Se houver tempo, o jogo pode continuar no sentido inverso, até que cada elemento tenha regressado ao seu lugar inicial.<br /></span></p> </td> </tr> <tr> <td style="background-color: #e2f0ff;"><b><span style="font-family: arial;">OBSERVAÇÕES</span></b> <p><span style="font-family: arial;">Do ponto de vista gramatical, esta atividade é muito útil para treinar o futuro do conjuntivo.</span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>UM POUCO DE MOVIMENTO</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">A2 / B1<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">PREPARAÇÃO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">O grupo coloca-se em círculo.<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Neste jogo, elementos deixam o seu lugar no círculo para se colocarem no meio do grupo. As condições são colocadas sucessivamente por cada aluno.<br />Comece o jogo, utilizando a estrutura que deverá funcionar como modelo. Ex.: Corre para o meio da sala... se tiveres sapatos pretos.<br />Na continuação do jogo, as condições poderão incidir não só na descrição física, mas também nos gostos, comportamentos, etc. Ex.: ... se gostares de futebol. / ... se estiveres cansado / ...<br />Se houver tempo, o jogo pode continuar no sentido inverso, até que cada elemento tenha regressado ao seu lugar inicial.<br /></span></p> </td> </tr> <tr> <td style="background-color: #e2f0ff;"><b><span style="font-family: arial;">OBSERVAÇÕES</span></b> <p><span style="font-family: arial;">Do ponto de vista gramatical, esta atividade é muito útil para treinar o futuro do conjuntivo.</span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> Top Musical 2011-05-09T07:10:10+00:00 2011-05-09T07:10:10+00:00 http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/top-musical-dp11.html Luís Morgado luis.morgado@instituto-camoes.pt <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>TOP MUSICAL</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">A2 / B1<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">MATERIAL</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Seleção de temas de música portuguesa</span><span style="font-family: arial;">.<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Começar por explicar que a atividade se desenrolará ao longo de um certo período de tempo (ex: um mês). Semanalmente, os alunos vão ouvir no início da aula três canções. A tarefa pedida consiste apenas em escutar e votar em cada canção, como se de um festival se tratasse, utilizando pontos de 1 a 5. Eventualmente, podem realizar-se outras atividades, como: fazer a lista dos instrumentos escutados; identificar quantas vezes se ouve a palavra x; identificar, a partir de uma lista de palavras, quais aparecem na canção...<br />No final, elabora-se o top das canções ouvidas e parte-se para uma atividade de grupo em que os alunos vão imaginar o argumento para o videoclip da canção vencedora. A atividade termina com a apresentação dos trabalhos.<br /></span></p> </td> </tr> <tr> <td style="background-color: #e2f0ff;"><b><span style="font-family: arial;">OBSERVAÇÕES</span></b> <p><span style="font-family: arial;">Escolha canções recentes, reforçando assim a atualidade dos materiais e a autenticidade da linguagem usada. Pode distribuir também as letras das canções, estimulando os alunos a procurar na Internet mais informação sobre os intérpretes ou grupos.</span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>TOP MUSICAL</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">A2 / B1<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">MATERIAL</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Seleção de temas de música portuguesa</span><span style="font-family: arial;">.<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Começar por explicar que a atividade se desenrolará ao longo de um certo período de tempo (ex: um mês). Semanalmente, os alunos vão ouvir no início da aula três canções. A tarefa pedida consiste apenas em escutar e votar em cada canção, como se de um festival se tratasse, utilizando pontos de 1 a 5. Eventualmente, podem realizar-se outras atividades, como: fazer a lista dos instrumentos escutados; identificar quantas vezes se ouve a palavra x; identificar, a partir de uma lista de palavras, quais aparecem na canção...<br />No final, elabora-se o top das canções ouvidas e parte-se para uma atividade de grupo em que os alunos vão imaginar o argumento para o videoclip da canção vencedora. A atividade termina com a apresentação dos trabalhos.<br /></span></p> </td> </tr> <tr> <td style="background-color: #e2f0ff;"><b><span style="font-family: arial;">OBSERVAÇÕES</span></b> <p><span style="font-family: arial;">Escolha canções recentes, reforçando assim a atualidade dos materiais e a autenticidade da linguagem usada. Pode distribuir também as letras das canções, estimulando os alunos a procurar na Internet mais informação sobre os intérpretes ou grupos.</span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> Textos Misturados 2011-05-09T07:05:49+00:00 2011-05-09T07:05:49+00:00 http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/textos-misturados-dp10.html Luís Morgado luis.morgado@instituto-camoes.pt <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>TEXTOS MISTURADOS</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">B2<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">PREPARAÇÃO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Escolha um tema e procure dois textos simples, de dimensão semelhante, mas de géneros claramente diferentes. Ex.: a descrição literária de um animal (um cão, um gato, etc.) e uma entrada de uma enciclopédia. Reescreva-os como um único texto, misturando períodos de um e de outro.<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">A atividade consiste em restituir os textos originais, escrevendo cada um deles.<br /></span></p> </td> </tr> <tr> <td style="background-color: #e2f0ff;"><b><span style="font-family: arial;">OBSERVAÇÕES</span></b> <p><span style="font-family: arial;">Veja um exemplo desta atividade (para realizar em linha) no seguinte endereço:<br /><a href="desafios/05/desafios5.html">http://www.instituto-camoes.pt/cvc/desafios/05/desafios5.html</a></span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>TEXTOS MISTURADOS</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">B2<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">PREPARAÇÃO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Escolha um tema e procure dois textos simples, de dimensão semelhante, mas de géneros claramente diferentes. Ex.: a descrição literária de um animal (um cão, um gato, etc.) e uma entrada de uma enciclopédia. Reescreva-os como um único texto, misturando períodos de um e de outro.<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">A atividade consiste em restituir os textos originais, escrevendo cada um deles.<br /></span></p> </td> </tr> <tr> <td style="background-color: #e2f0ff;"><b><span style="font-family: arial;">OBSERVAÇÕES</span></b> <p><span style="font-family: arial;">Veja um exemplo desta atividade (para realizar em linha) no seguinte endereço:<br /><a href="desafios/05/desafios5.html">http://www.instituto-camoes.pt/cvc/desafios/05/desafios5.html</a></span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> Sopa de Letras 2011-05-09T07:03:11+00:00 2011-05-09T07:03:11+00:00 http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/sopa-de-letras-dp2.html Luís Morgado luis.morgado@instituto-camoes.pt <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>SOPA DE LETRAS</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">A1 / A2<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">A atividade consiste em produzir “sopas de letras” para revisão de itens lexicais.<br />Escolha os temas com os alunos e peça-lhes para formarem grupos. Estabeleça um número fixo de palavras para cada jogo (por exemplo 10).<br />Assim que os grupos terminarem de construir as “sopas de letras”, trocam-se os materiais.<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">OBSERVAÇÕES</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">A lista das palavras a encontrar em cada jogo pode ser dada ou não, consoante se pretender facilitar ou dificultar a segunda parte da atividade.<br /></span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>SOPA DE LETRAS</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">A1 / A2<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">A atividade consiste em produzir “sopas de letras” para revisão de itens lexicais.<br />Escolha os temas com os alunos e peça-lhes para formarem grupos. Estabeleça um número fixo de palavras para cada jogo (por exemplo 10).<br />Assim que os grupos terminarem de construir as “sopas de letras”, trocam-se os materiais.<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">OBSERVAÇÕES</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">A lista das palavras a encontrar em cada jogo pode ser dada ou não, consoante se pretender facilitar ou dificultar a segunda parte da atividade.<br /></span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> Siglas e Acrónimos 2011-05-09T07:00:14+00:00 2011-05-09T07:00:14+00:00 http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/siglas-e-acronimos-dp11.html Luís Morgado luis.morgado@instituto-camoes.pt <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>SIGLAS E ACRÓNIMOS</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">A1 / A2<br /></span></p> </td> </tr> <tr> <td style="background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">MATERIAL</span></b></p> <span style="font-family: arial;">Jornais, dicionário.</span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Colocar à disposição dos alunos vários jornais. A atividade consiste, numa primeira fase, em fazer a lista das siglas e acrónimos encontrados e em identificar o respetivo significado (recurso ao dicionário se for preciso).<br />Cada grupo prepara seguidamente um teste de escolha múltipla, com 10 itens e três opções de resposta. Trocam-se os testes entre os grupos para realização. No quadro, faz-se uma tabela de classificação onde se inscreve a pontuação de cada grupo. Trocam-se os testes mais duas vezes. A pontuação final é o resultado das três voltas. Ganha o grupo que obtiver maior pontuação.<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">OBSERVAÇÕES</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Uma atividade semelhante pode ser realizada com “palavras difíceis”.<br /></span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>SIGLAS E ACRÓNIMOS</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">A1 / A2<br /></span></p> </td> </tr> <tr> <td style="background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">MATERIAL</span></b></p> <span style="font-family: arial;">Jornais, dicionário.</span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Colocar à disposição dos alunos vários jornais. A atividade consiste, numa primeira fase, em fazer a lista das siglas e acrónimos encontrados e em identificar o respetivo significado (recurso ao dicionário se for preciso).<br />Cada grupo prepara seguidamente um teste de escolha múltipla, com 10 itens e três opções de resposta. Trocam-se os testes entre os grupos para realização. No quadro, faz-se uma tabela de classificação onde se inscreve a pontuação de cada grupo. Trocam-se os testes mais duas vezes. A pontuação final é o resultado das três voltas. Ganha o grupo que obtiver maior pontuação.<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">OBSERVAÇÕES</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Uma atividade semelhante pode ser realizada com “palavras difíceis”.<br /></span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> Serão Em Família 2011-05-09T06:57:54+00:00 2011-05-09T06:57:54+00:00 http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/serao-em-familia-dp10.html Luís Morgado luis.morgado@instituto-camoes.pt <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>SERÃO EM FAMÍLIA</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">B1 / B2<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">PREPARAÇÃO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Selecione, num guia de programação televisiva, três programas, em canais diferentes, à mesma hora da noite. Faça uma montagem dos resumos e fotocopie.<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Forme grupos de três elementos e distribua o material. Cada grupo representará uma família em que os diferentes elementos querem ver um programa diferente. Como só há uma televisão, é necessário argumentar e convencer os outros...<br />Antes de mais, o grupo deve definir quem são os membros da família (cada elemento do grupo representa um papel) e qual o programa que cada um quer ver. Depois, cada elemento tem de imaginar os argumentos que poderá usar a seu favor. Os grupos passam então à simulação das situações.<br /></span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>SERÃO EM FAMÍLIA</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">B1 / B2<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">PREPARAÇÃO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Selecione, num guia de programação televisiva, três programas, em canais diferentes, à mesma hora da noite. Faça uma montagem dos resumos e fotocopie.<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Forme grupos de três elementos e distribua o material. Cada grupo representará uma família em que os diferentes elementos querem ver um programa diferente. Como só há uma televisão, é necessário argumentar e convencer os outros...<br />Antes de mais, o grupo deve definir quem são os membros da família (cada elemento do grupo representa um papel) e qual o programa que cada um quer ver. Depois, cada elemento tem de imaginar os argumentos que poderá usar a seu favor. Os grupos passam então à simulação das situações.<br /></span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> Retratos 2011-05-09T06:55:38+00:00 2011-05-09T06:55:38+00:00 http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/retratos-dp13.html Luís Morgado luis.morgado@instituto-camoes.pt <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>RETRATOS</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">B1 / B2<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">PREPARAÇÃO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Fotos retiradas da imprensa.<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Formar pequenos grupos. Distribuir um conjunto variado de imagens de pessoas (de preferência anónimas) previamente recortadas de revistas. <br />Para cada personagem, e a partir unicamente da mensagem visual, os alunos vão inventar uma identidade: nome, idade, profissão, família, etc. Vão ainda, para cada personagem, fazer a lista de cinco “objetos pessoais” guardados numa gaveta.<br />No final, cada grupo apresenta os retratos a que chegou, explicando como interpretou os elementos de cada imagem (a roupa, a atitude corporal, os gestos, o enquadramento, etc) para chegar a este ou àquele dado.<br /></span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>RETRATOS</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">B1 / B2<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">PREPARAÇÃO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Fotos retiradas da imprensa.<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Formar pequenos grupos. Distribuir um conjunto variado de imagens de pessoas (de preferência anónimas) previamente recortadas de revistas. <br />Para cada personagem, e a partir unicamente da mensagem visual, os alunos vão inventar uma identidade: nome, idade, profissão, família, etc. Vão ainda, para cada personagem, fazer a lista de cinco “objetos pessoais” guardados numa gaveta.<br />No final, cada grupo apresenta os retratos a que chegou, explicando como interpretou os elementos de cada imagem (a roupa, a atitude corporal, os gestos, o enquadramento, etc) para chegar a este ou àquele dado.<br /></span></p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> «Reparação» de Texto 2011-05-09T06:50:16+00:00 2011-05-09T06:50:16+00:00 http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/reparacao-de-texto-dp13.html Luís Morgado luis.morgado@instituto-camoes.pt <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>«REPARAÇÃO» DE TEXTO</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">Todos os níveis<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">PREPARAÇÃO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Prepare o texto para a atividade, fazendo as supressões de palavras que pretender. Assinale o lugar de uma supressão com asterisco (*).<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Comece com uma pequena conversa a partir do assunto do texto que vai ser utilizado. Depois, explique que na atividade seguinte os alunos (trabalho individual) vão olhar para o texto como se se tratasse de um objeto a precisar de algumas reparações. Para «reparar» o texto, vão ter de acrescentar um conjunto de palavras em falta (não se esqueça de ter isso em conta quando preparar o texto, deixando as margens maiores, assim como o espaçamento entre linhas). Essas palavras podem dizer respeito, consoante o objetivo que se tenha em vista, a um ponto gramatical ou a uma revisão de vocabulário.<br />Terminada a atividade, os alunos devem confrontar o seu trabalho com o aluno do lado. O trabalho termina com uma discussão coletiva sobre as soluções encontradas: as que «funcionam» e as que «não funcionam».<br /></span></p> </td> </tr> <tr> <td style="background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">OBSERVAÇÕES</span></b></p> <span style="font-family: arial;">Conforme o nível dos alunos e o texto escolhido, a supressão de termos pode recair, no caso de se pretender tratar um ponto gramatical, sobre determinadas categorias como as preposições, os tempos verbais, os adjetivos, etc.</span></td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <table id="_mc_tmp" style="text-align: center; height: 226px;" align="center" border="0" width="600"> <tbody style="text-align: left;"> <tr style="text-align: center;"> <td style="text-align: center; background-color: #6699cc;" align="center"><span style="font-family: arial;"><span style="color: #ffffff;"><strong>«REPARAÇÃO» DE TEXTO</strong></span></span></td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><span style="font-size: 10 pt;"><b><span style="font-family: arial;">NÍVEL DE REFERÊNCIA</span></b></span></p> <p><span style="font-family: arial;">Todos os níveis<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">PREPARAÇÃO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Prepare o texto para a atividade, fazendo as supressões de palavras que pretender. Assinale o lugar de uma supressão com asterisco (*).<br /></span></p> </td> </tr> <tr style="text-align: left;"> <td style="text-align: left; background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">DESENVOLVIMENTO</span></b></p> <p><span style="font-family: arial;">Comece com uma pequena conversa a partir do assunto do texto que vai ser utilizado. Depois, explique que na atividade seguinte os alunos (trabalho individual) vão olhar para o texto como se se tratasse de um objeto a precisar de algumas reparações. Para «reparar» o texto, vão ter de acrescentar um conjunto de palavras em falta (não se esqueça de ter isso em conta quando preparar o texto, deixando as margens maiores, assim como o espaçamento entre linhas). Essas palavras podem dizer respeito, consoante o objetivo que se tenha em vista, a um ponto gramatical ou a uma revisão de vocabulário.<br />Terminada a atividade, os alunos devem confrontar o seu trabalho com o aluno do lado. O trabalho termina com uma discussão coletiva sobre as soluções encontradas: as que «funcionam» e as que «não funcionam».<br /></span></p> </td> </tr> <tr> <td style="background-color: #e2f0ff;"> <p><b><span style="font-family: arial;">OBSERVAÇÕES</span></b></p> <span style="font-family: arial;">Conforme o nível dos alunos e o texto escolhido, a supressão de termos pode recair, no caso de se pretender tratar um ponto gramatical, sobre determinadas categorias como as preposições, os tempos verbais, os adjetivos, etc.</span></td> </tr> </tbody> </table> <p><span style="font-family: arial;"><br /></span></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p> <p></p>