Aprender a brincar http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas-dp11.html Wed, 01 Oct 2025 03:34:40 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-pt naoresponder.plataforma.cvc@fbapps.pt (Centro Virtual Camões) Você é uma pessoa romântica? http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/voce-e-uma-pessoa-romantica-dp14.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/voce-e-uma-pessoa-romantica-dp14.html VOCÊ É UMA PESSOA ROMÂNTICA?

NÍVEL DE REFERÊNCIA

B1 / B2

DESENVOLVIMENTO

Apresente a atividade: elaborar um questionário subordinado à questão “Você é uma pessoa romântica?”
Em grupo, os alunos vão redigir as questões e as opções de resposta, assim como definir a respetiva pontuação (distribuindo “mais” ou “menos” pontos, consoante as respostas sejam “mais” ou “menos” românticas). Seguidamente, vão escrever a chave que permitirá a cada pessoa, depois de fazer o teste, somar a pontuação e saber o resultado (Ex: Mais de x pontos / Entre y e z pontos / Menos de x ’ pontos).
Trocam-se os questionários entre os grupos. Em cada grupo, um aluno lê em voz alta as questões e os outros tomam nota da sua resposta. No final, o mesmo aluno lê a pontuação de cada resposta. Os restantes alunos do grupo vão somando os respetivos pontos e veem o resultado no final.

OBSERVAÇÕES

Numa versão mais simples, a atividade pode consistir na adaptação de um questionário já existente, recolhido na chamada imprensa “cor-de-rosa”, mantendo a estrutura e adaptando as questões e a chave do resultado ao novo tema. As questões podem ser de escolha múltipla ou de verdadeiro / falso. Caso se pretenda, por exemplo, exercitar as estruturas interrogativas, pode-se dar uma instrução nesse sentido para a redação das questões.
Exemplos de questões:

Está apaixonado por um(a) colega de trabalho. Resolve declarar-se:
(a) escreve-lhe uma carta.
(b) envia-lhe um «e-mail».
(c) aproveita o intervalo de uma reunião.

Na sua opinião, qual é o local ideal para um encontro romântico?
(a) uma praia deserta.
(b) um centro comercial.
(c) uma sala de cinema.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 09 May 2011 07:23:57 +0000
Verdades e Mentiras http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/verdades-e-mentiras-dp12.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/verdades-e-mentiras-dp12.html VERDADES E MENTIRAS

NÍVEL DE REFERÊNCIA

B2 a C2

DESENVOLVIMENTO

Explique a atividade: relatar oralmente uma pequena história, com elementos incríveis, em que os alunos são a personagem principal. A história a relatar depende de uma regra: alguns alunos vão contar histórias verdadeiras, enquanto outros vão contar histórias falsas. Para isso, utiliza-se por exemplo um saco com papelinhos com a inscrição V (história verdadeira) ou F (história falsa).
Cada aluno dispõe de 3 minutos para contar a sua história. No final, os outros alunos dispõem de 2 minutos para fazerem todas as perguntas que quiserem com o objetivo de comprovar a veracidade da história ou desmascarar o mentiroso.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 09 May 2011 07:21:29 +0000
Um Pouco de Movimento http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/um-pouco-de-movimento-dp11.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/um-pouco-de-movimento-dp11.html UM POUCO DE MOVIMENTO

NÍVEL DE REFERÊNCIA

A2 / B1

PREPARAÇÃO

O grupo coloca-se em círculo.

DESENVOLVIMENTO

Neste jogo, elementos deixam o seu lugar no círculo para se colocarem no meio do grupo. As condições são colocadas sucessivamente por cada aluno.
Comece o jogo, utilizando a estrutura que deverá funcionar como modelo. Ex.: Corre para o meio da sala... se tiveres sapatos pretos.
Na continuação do jogo, as condições poderão incidir não só na descrição física, mas também nos gostos, comportamentos, etc. Ex.: ... se gostares de futebol. / ... se estiveres cansado / ...
Se houver tempo, o jogo pode continuar no sentido inverso, até que cada elemento tenha regressado ao seu lugar inicial.

OBSERVAÇÕES

Do ponto de vista gramatical, esta atividade é muito útil para treinar o futuro do conjuntivo.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 09 May 2011 07:14:01 +0000
Top Musical http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/top-musical-dp11.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/top-musical-dp11.html TOP MUSICAL

NÍVEL DE REFERÊNCIA

A2 / B1

MATERIAL

Seleção de temas de música portuguesa.

DESENVOLVIMENTO

Começar por explicar que a atividade se desenrolará ao longo de um certo período de tempo (ex: um mês). Semanalmente, os alunos vão ouvir no início da aula três canções. A tarefa pedida consiste apenas em escutar e votar em cada canção, como se de um festival se tratasse, utilizando pontos de 1 a 5. Eventualmente, podem realizar-se outras atividades, como: fazer a lista dos instrumentos escutados; identificar quantas vezes se ouve a palavra x; identificar, a partir de uma lista de palavras, quais aparecem na canção...
No final, elabora-se o top das canções ouvidas e parte-se para uma atividade de grupo em que os alunos vão imaginar o argumento para o videoclip da canção vencedora. A atividade termina com a apresentação dos trabalhos.

OBSERVAÇÕES

Escolha canções recentes, reforçando assim a atualidade dos materiais e a autenticidade da linguagem usada. Pode distribuir também as letras das canções, estimulando os alunos a procurar na Internet mais informação sobre os intérpretes ou grupos.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 09 May 2011 07:10:10 +0000
Textos Misturados http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/textos-misturados-dp10.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/textos-misturados-dp10.html TEXTOS MISTURADOS

NÍVEL DE REFERÊNCIA

B2

PREPARAÇÃO

Escolha um tema e procure dois textos simples, de dimensão semelhante, mas de géneros claramente diferentes. Ex.: a descrição literária de um animal (um cão, um gato, etc.) e uma entrada de uma enciclopédia. Reescreva-os como um único texto, misturando períodos de um e de outro.

DESENVOLVIMENTO

A atividade consiste em restituir os textos originais, escrevendo cada um deles.

OBSERVAÇÕES

Veja um exemplo desta atividade (para realizar em linha) no seguinte endereço:
http://www.instituto-camoes.pt/cvc/desafios/05/desafios5.html


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 09 May 2011 07:05:49 +0000
Sopa de Letras http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/sopa-de-letras-dp2.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/sopa-de-letras-dp2.html SOPA DE LETRAS

NÍVEL DE REFERÊNCIA

A1 / A2

DESENVOLVIMENTO

A atividade consiste em produzir “sopas de letras” para revisão de itens lexicais.
Escolha os temas com os alunos e peça-lhes para formarem grupos. Estabeleça um número fixo de palavras para cada jogo (por exemplo 10).
Assim que os grupos terminarem de construir as “sopas de letras”, trocam-se os materiais.

OBSERVAÇÕES

A lista das palavras a encontrar em cada jogo pode ser dada ou não, consoante se pretender facilitar ou dificultar a segunda parte da atividade.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 09 May 2011 07:03:11 +0000
Siglas e Acrónimos http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/siglas-e-acronimos-dp11.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/siglas-e-acronimos-dp11.html SIGLAS E ACRÓNIMOS

NÍVEL DE REFERÊNCIA

A1 / A2

MATERIAL

Jornais, dicionário.

DESENVOLVIMENTO

Colocar à disposição dos alunos vários jornais. A atividade consiste, numa primeira fase, em fazer a lista das siglas e acrónimos encontrados e em identificar o respetivo significado (recurso ao dicionário se for preciso).
Cada grupo prepara seguidamente um teste de escolha múltipla, com 10 itens e três opções de resposta. Trocam-se os testes entre os grupos para realização. No quadro, faz-se uma tabela de classificação onde se inscreve a pontuação de cada grupo. Trocam-se os testes mais duas vezes. A pontuação final é o resultado das três voltas. Ganha o grupo que obtiver maior pontuação.

OBSERVAÇÕES

Uma atividade semelhante pode ser realizada com “palavras difíceis”.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 09 May 2011 07:00:14 +0000
Serão Em Família http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/serao-em-familia-dp10.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/serao-em-familia-dp10.html SERÃO EM FAMÍLIA

NÍVEL DE REFERÊNCIA

B1 / B2

PREPARAÇÃO

Selecione, num guia de programação televisiva, três programas, em canais diferentes, à mesma hora da noite. Faça uma montagem dos resumos e fotocopie.

DESENVOLVIMENTO

Forme grupos de três elementos e distribua o material. Cada grupo representará uma família em que os diferentes elementos querem ver um programa diferente. Como só há uma televisão, é necessário argumentar e convencer os outros...
Antes de mais, o grupo deve definir quem são os membros da família (cada elemento do grupo representa um papel) e qual o programa que cada um quer ver. Depois, cada elemento tem de imaginar os argumentos que poderá usar a seu favor. Os grupos passam então à simulação das situações.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 09 May 2011 06:57:54 +0000
Retratos http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/retratos-dp13.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/retratos-dp13.html RETRATOS

NÍVEL DE REFERÊNCIA

B1 / B2

PREPARAÇÃO

Fotos retiradas da imprensa.

DESENVOLVIMENTO

Formar pequenos grupos. Distribuir um conjunto variado de imagens de pessoas (de preferência anónimas) previamente recortadas de revistas.
Para cada personagem, e a partir unicamente da mensagem visual, os alunos vão inventar uma identidade: nome, idade, profissão, família, etc. Vão ainda, para cada personagem, fazer a lista de cinco “objetos pessoais” guardados numa gaveta.
No final, cada grupo apresenta os retratos a que chegou, explicando como interpretou os elementos de cada imagem (a roupa, a atitude corporal, os gestos, o enquadramento, etc) para chegar a este ou àquele dado.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 09 May 2011 06:55:38 +0000
«Reparação» de Texto http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/reparacao-de-texto-dp13.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/reparacao-de-texto-dp13.html «REPARAÇÃO» DE TEXTO

NÍVEL DE REFERÊNCIA

Todos os níveis

PREPARAÇÃO

Prepare o texto para a atividade, fazendo as supressões de palavras que pretender. Assinale o lugar de uma supressão com asterisco (*).

DESENVOLVIMENTO

Comece com uma pequena conversa a partir do assunto do texto que vai ser utilizado. Depois, explique que na atividade seguinte os alunos (trabalho individual) vão olhar para o texto como se se tratasse de um objeto a precisar de algumas reparações. Para «reparar» o texto, vão ter de acrescentar um conjunto de palavras em falta (não se esqueça de ter isso em conta quando preparar o texto, deixando as margens maiores, assim como o espaçamento entre linhas). Essas palavras podem dizer respeito, consoante o objetivo que se tenha em vista, a um ponto gramatical ou a uma revisão de vocabulário.
Terminada a atividade, os alunos devem confrontar o seu trabalho com o aluno do lado. O trabalho termina com uma discussão coletiva sobre as soluções encontradas: as que «funcionam» e as que «não funcionam».

OBSERVAÇÕES

Conforme o nível dos alunos e o texto escolhido, a supressão de termos pode recair, no caso de se pretender tratar um ponto gramatical, sobre determinadas categorias como as preposições, os tempos verbais, os adjetivos, etc.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 09 May 2011 06:50:16 +0000