Bases temáticas sobre Língua e Cultura Portuguesas http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas-dp15.html Wed, 28 May 2025 19:41:01 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-pt naoresponder.plataforma.cvc@fbapps.pt (Centro Virtual Camões) Anúncio Publicitários http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/anuncio-publicitarios-dp6.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/anuncio-publicitarios-dp6.html ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

NÍVEL DE REFERÊNCIA

B2 a C2

PREPARAÇÃO

Selecione na imprensa alguns anúncios publicitários a diferentes produtos.

DESENVOLVIMENTO

Distribua os anúncios e peça aos alunos para os fazerem circular entre eles. Suscite uma troca de impressões sobre aspetos semelhantes / aspetos diferentes naqueles textos publicitários. Conduza a discussão de forma a acentuar as características da linguagem publicitária que concretizam a função persuasiva.
Explique a atividade: em grupo, a partir de uma das publicidades visionadas, os alunos vão fazer o anúncio a um produto concorrente. O objetivo é fazer um anúncio “mais forte”.
Acompanhe o trabalho dos alunos de forma a que a discussão no seio dos grupos incida sobre o modo de anunciar o produto.
No final, cada grupo apresenta o trabalho. Os restantes grupos funcionam como júri, devendo a discussão em cada caso orientar-se para saber se os anúncios apresentados são de facto “mais fortes” em termos de persuasão face aos anúncios já existentes.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 02 May 2011 15:06:03 +0000
Anúncios de Emprego http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/anuncios-de-emprego-dp8.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/anuncios-de-emprego-dp8.html ANÚNCIOS DE EMPREGO

NÍVEL DE REFERÊNCIA

B2 / C1

PREPARAÇÃO

Selecione, nos jornais, alguns anúncios de emprego. Depois, faça uma montagem, suprimindo os títulos e as designações das funções no corpo dos anúncios. Numere cada anúncio para facilitar o trabalho posterior. Faça também um glossário, esclarecendo o vocabulário necessário. Fotocopie.

DESENVOLVIMENTO

Peça aos alunos para formarem pequenos grupos e distribua o material. A atividade consiste em fazer corresponder a cada anúncio a respetiva profissão ou função, interpretando para isso o texto do anúncio. Se o grupo for muito grande, pode-se construir materiais diferentes. Pode-se dar também uma lista desordenada com os títulos dos anúncios que foram suprimidos.
No final do trabalho, discuta com os alunos as razões que os levaram a estabelecer cada correspondência anúncio / profissão.
Por último, cada grupo deve construir um novo anúncio e escrevê-lo numa folha, deixando em branco as designações da profissão ou da função. Faça circular estas folhas pelos vários grupos de forma que todos tentem adivinhar o assunto daqueles novos “anúncios”.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 02 May 2011 12:49:01 +0000
Associações http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/associacoes-65429-dp5.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/associacoes-65429-dp5.html ASSOCIAÇÕES

NÍVEL DE REFERÊNCIA

Todos os níveis

DESENVOLVIMENTO

Explique a atividade: uma pessoa diz uma palavra em voz alta, a seguinte tem de dizer rapidamente outra associada à anterior, e assim por diante.
Exemplo: água – rio – barco – vela – vento – etc.
Antes de começar o jogo, estabeleça o limite do tempo de resposta (5 segundos). Os participantes que demorarem mais vão sendo eliminados.
A ordem do jogo pode ser a disposição dos estudantes ou então cada participante pode indicar a pessoa que continua o jogo. Cada participante deve poder justificar a associação que fez, no caso de ser posta em questão.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 02 May 2011 15:09:02 +0000
Cinco Minutos de Fama http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/cinco-minutos-de-fama-dp7.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/cinco-minutos-de-fama-dp7.html CINCO MINUTOS DE FAMA

NÍVEL DE REFERÊNCIA

B1 / B2

PREPARAÇÃO

Pedir aos alunos para escolherem uma personagem famosa e recolherem algumas informações sobre ela.

DESENVOLVIMENTO

Cada aluno imagina ser uma determinada personagem famosa, conhecida de todos. Diante dos outros alunos, sentados em círculo, cada aluno começa a sua apresentação com uma ou duas frases que forneçam uma pista geral ao grupo.
Ex: Fui um grande poeta português. Vivi no século XVIII.
Sou um futebolista famoso.
Os outros alunos vão fazendo perguntas até adivinharem de quem se trata. Algumas perguntas irão requerer respostas aproximadas e grande dose de improvisação. No entanto, sim e não devem ser respostas igualmente aceites.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 02 May 2011 15:13:07 +0000
Comprar Casa http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/comprar-casa-dp9.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/comprar-casa-dp9.html COMPRAR CASA

NÍVEL DE REFERÊNCIA

A2

MATERIAL

Cartões, em duplicado, com fotografias de diferentes tipos de casas. Cada série de cartões deve ser identificada com uma cor.

DESENVOLVIMENTO

Colar no quadro uma fotografia ampliada de uma casa ou apartamento. Pedir aos alunos para descreverem a imagem como se se tratasse de um anúncio imobiliário. Escrever no quadro a descrição, conduzindo os alunos a começarem pelos dados objetivos (tipo de casa, dimensões, número de assoalhadas, etc) até chegarem à apreciação subjetiva (bonita, simpática, ideal para casal jovem, etc).
Distribuir os cartões pelos alunos, explicando que metade do grupo pretende vender e outra metade deseja comprar casa. Para isso, utilize cores diferentes nos cartões (ex: verde=comprar, azul=vender).
Sem mostrarem os respetivos cartões, os alunos fazem a descrição da imagem que têm à frente e que corresponde à casa que querem vender ou comprar, consoante a cor do cartão que possuem. O objetivo é que cada aluno encontre a pessoa certa para fazer negócio, comprando ou vendendo, simulando pequenos diálogos vendedor-comprador..


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 02 May 2011 15:15:00 +0000
Convite Para Jantar http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/convite-para-jantar-dp8.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/convite-para-jantar-dp8.html CONVITE PARA JANTAR

NÍVEL DE REFERÊNCIA

B2 / C1

MATERIAL

Fotos retiradas da imprensa.

DESENVOLVIMENTO

Explicar a tarefa: os alunos vão reunir um conjunto de pessoas famosas para o mesmo jantar. Formam-se grupos e distribuem-se conjuntos variados de quatro ou cinco fotos. Os alunos devem distribuir os lugares (Quem se senta ao lado de quem?) e preparar a ementa. No final, apresentam o trabalho à turma, respondem às questões e justificam as escolhas. As fotos podem ser trazidas pelos alunos. Podem inclusive ser fotos de personalidades já desaparecidas, com o que de inesperado tal suscitará.
No final, perguntar aos alunos ao lado de quem gostariam eles próprios de se sentar e porquê. O que gostariam de perguntar, se tivessem oportunidade para isso? Continuar a discussão enquanto perdurar o interesse e a novidade da discussão. Uma atividade de produção escrita pode vir de seguida, por exemplo através da redação de entrevistas imaginárias.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 02 May 2011 15:16:46 +0000
Descubra as Diferenças http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/descubra-as-diferencas-dp7.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/descubra-as-diferencas-dp7.html DESCUBRA AS DIFERENÇAS!

NÍVEL DE REFERÊNCIA

A2 / B2

DESENVOLVIMENTO

Peça a dois alunos para virem à frente da turma. Peça-lhes para se observarem bem um ao outro, reparando inclusive em alguns pormenores. Vá enumerando: o relógio no pulso direito ou esquerdo, o botão de cima apertado ou desapertado, os bolsos cheios ou vazios, etc.
Seguidamente peça aos dois alunos para se voltarem de costas um para o outro e trocarem três pequenas coisas em si. De novo de frente, cada um terá de descobrir o que mudou no outro.

OBSERVAÇÕES

Este jogo torna-se muito interessante se os restantes alunos (colocados em círculo, por exemplo) fecharem os olhos e tentarem adivinhar também o que vai mudando nos dois alunos que estão de pé. O jogo pode tornar-se mais complexo aumentando o número de diferenças ou fazendo intervir aspetos como a postura (tranquila, nervosa...) e a mímica (fechar um olho, levantar uma perna, etc.).


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 02 May 2011 15:18:50 +0000
Desenhos Humurísticos (I) http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/desenhos-humuristicos-i-dp7.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/desenhos-humuristicos-i-dp7.html DESENHOS HUMORÍSTICOS (I)

NÍVEL DE REFERÊNCIA

A2 / B1

MATERIAL

Desenhos humorísticos e legendas retirados de revistas e jornais portugueses.

PREPARAÇÃO

Preparar um número de desenhos humorísticos igual a metade dos alunos do grupo. Recortar os desenhos e as legendas. Colar em cartões diferentes. Numerar os cartões das imagens.

DESENVOLVIMENTO

Distribuir os cartões pelos alunos, de forma a que metade do grupo fique com os desenhos e a outra metade com as legendas. Explicar que o objetivo é fazer corresponder legendas e imagens.
Numa primeira proposta, os alunos têm de conversar uns com os outros até encontrarem o par (desenho ou legenda) correspondente ao cartão que possuem.
Noutra proposta, os alunos que têm os cartões com os desenhos fazem a sua descrição. Os alunos que têm os cartões com as legendas ouvem todas as descrições até ao fim, tomando nota da imagem descrita que acham que corresponde ao seu cartão. O resultado deverá traduzir-se na afixação de desenhos e respetivas legendas, de forma a que possam ser vistos por todos. Parte-se, por fim, para uma troca de impressões sobre as situações retratadas e para uma votação, numa escala de um a cinco, do humor presente em cada caso.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 02 May 2011 15:24:38 +0000
Desenhos Humurísticos (II) http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/desenhos-humuristicos-ii-dp6.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/desenhos-humuristicos-ii-dp6.html DESENHOS HUMORÍSTICOS (II)

NÍVEL DE REFERÊNCIA

A2 / B1

MATERIAL

Desenhos humorísticos e legendas retirados de revistas e jornais portugueses.

DESENVOLVIMENTO

Trabalho de pares ou pequenos grupos. Distribuem-se vários desenhos humorísticos, sem texto. Os alunos redigem as legendas suscitadas pelos desenhos. No final da atividade, compara-se com a legenda original e discute-se em termos de “mais interesssante” / “menos interessante”.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 02 May 2011 15:27:27 +0000
Desrazões / 10 Razões http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/desrazoes-10-razoes-dp9.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/desrazoes-10-razoes-dp9.html DESRAZÕES / 10 RAZÕES

NÍVEL DE REFERÊNCIA

A2 / B1

DESENVOLVIMENTO

Esta atividade desenrola-se em grupos de dois.
Sem falarem entre si, um dos alunos faz uma lista de dez perguntas, começando cada frase com «Porque é que...», enquanto o outro faz uma lista de dez respostas, começando com «Porque...».
Feitas as listas, os alunos numeram aleatoriamente as frases de 1 a 10. Depois, leem em conjunto perguntas e respostas.
No final, cada grupo escolhe o par pergunta/resposta mais engraçado e partilha-o em voz alta com o resto da turma. Os resultados podem ser curiosos!


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 02 May 2011 15:29:13 +0000
Dramatização de Provérbios http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/dramatizacao-de-proverbios-dp11.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/dramatizacao-de-proverbios-dp11.html DRAMATIZAÇÃO DE PROVÉRBIOS

NÍVEL DE REFERÊNCIA

A1 / B2

PREPARAÇÃO

Peça aos alunos para se lembrarem de alguns provérbios e para os registarem por escrito para a aula seguinte.

DESENVOLVIMENTO

Em grupo, os alunos vão dramatizar situações ilustrativas de alguns provérbios. Os outros grupos tentam adivinhar o provérbio ilustrado, explicando seguidamente o respetivo sentido.
Um forma de enriquecer esta atividade consiste em encontrar os provérbios equivalentes em outras línguas conhecidas dos alunos.

OBSERVAÇÕES

Se necessário, encontra uma seleção de provérbios no seguinte endereço:
http://www.instituto-camoes.pt/cvc/exercicios/index.html


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 02 May 2011 15:31:11 +0000
Épocas do Ano: Natal http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/epocas-do-ano-natal-dp12.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/epocas-do-ano-natal-dp12.html ÉPOCAS DO ANO: NATAL

NÍVEL DE REFERÊNCIA

A1 / B1

DESENVOLVIMENTO

Prepare um conjunto de atividades relacionadas com esta época para realização em grupo (deverá estabelecer um número de atividades igual ao número de grupos). Pense em atividades variadas, mas também com diferente grau de dificuldade.
Distribua inicialmente uma atividade por grupo, utilizando envelopes numerados. Dê a indicação de que os grupos deverão trocar entre si os envelopes, de forma a que, no final, todos tenham realizado o conjunto das atividades.
Em qualquer momento, cada grupo só poderá ter na sua posse um envelope.

Eis alguns exemplos de materiais / atividades que poderá preparar dentro do tema:

1- Jogo de palavras cruzadas
2- Sopa de letras
3- Poema com espaços para completar
4- Receita culinária para ordenar / completar
5- Diálogo para imaginar (ex: um diálogo humorístico entre José e Maria)

OBSERVAÇÕES

Para ver um exemplo de palavras cruzadas interativas sobre o Natal, clique aqui.
Veja também um exemplo de sopa de letras sobre o Presépio.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 02 May 2011 15:34:10 +0000
Expressões em Contexto http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/expressoes-em-contexto-dp12.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/expressoes-em-contexto-dp12.html EXPRESSÕES EM CONTEXTO

NÍVEL DE REFERÊNCIA

A1 / B2

DESENVOLVIMENTO

Escreva no quadro duas ou mais expressões idiomáticas e leve os alunos a refletir sobre o seu significado. O que querem dizer? Em que situação fazem sentido?
Peça aos alunos para formarem grupos e distribua duas expressões a cada grupo. Seguidamente, os alunos deverão trocar impressões sobre o significado de cada expressão e sobre as situações em que a mesma poderia ser usada.
Cada grupo elabora então um pequeno diálogo para integrar cada expressão e faz a sua dramatização. Porém, durante a dramatização, a expressão não pode ser pronunciada em voz alta (peça aos alunos para imaginarem que o som é cortado nessa altura, impedindo a audição da expressão). Os restantes alunos tentam adivinhar a expressão em causa. Durante esta fase, é possível que os alunos se lembrem de outras expressões com significado equivalente. Aproveite esse contributo e integre-o numa reflexão conjunta sobre o uso das expressões idiomáticas na comunicação quotidiana.

OBSERVAÇÕES

Se necessário, encontra uma seleção de provérbios no seguinte endereço:
http://www.instituto-camoes.pt/cvc/exercicios/index1.html


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 02 May 2011 15:45:35 +0000
Falsas Definições http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/falsas-definicoes-dp5.html http://cvc.instituto-camoes.pt/fichas-praticas/falsas-definicoes-dp5.html FALSAS DEFINIÇÕES

NÍVEL DE REFERÊNCIA

A1 / A2

PREPARAÇÃO

Faça uma lista de 10 palavras desconhecidas dos alunos. Dê preferência a palavras de algum modo sugestivas. Recorra ao dicionário.

DESENVOLVIMENTO

Escreva no quadro a lista de palavras.
Em grupo, os alunos vão inventar definições. Apresenta-se o trabalho e vota-se a melhor definição de cada palavra. No final, verifica-se coletivamente a definição correta de cada termo com a ajuda do dicionário.

OBSERVAÇÕES

Uma variante consiste em dar listas diferentes a cada grupo. Os alunos devem inventar umas definições, mas escrever corretamente outras, recorrendo ao dicionário. No final trocam-se os trabalhos dos grupos e cada um vai ter de descobrir quais são as definições falsas e quais são as verdadeiras. Esta variante obriga os alunos a uniformizar as definições, evitando copiar do dicionário, de forma a dificultar a tarefa dos colegas.


]]>
luis.morgado@instituto-camoes.pt (Luís Morgado) Fichas práticas Mon, 02 May 2011 15:47:47 +0000