DESENVOLVIMENTO
Explique a atividade central: em grupos de dois, os estudantes vão «vestir a pele» de agentes turísticos e fazer um plano de férias para o respetivo parceiro. Aponte a necessidade de os estudantes começarem por saber as preferências do seu colega através de algumas perguntas e encoraje uma troca de impressões coletiva sobre o assunto. Se necessário, podem ser registados no quadro alguns tópicos. Ex: Qual é a época / estação do ano que preferes para férias, qual é o teu destino favorito (campo, montanha, mar...), quais são para ti as atividades ideais para realizar em férias (praia, excursões, compras, museus...), que tipo de alojamento preferes, etc. Depois de os alunos terem colocado mutuamente as suas perguntas e tomado notas sobre as preferências do seu parceiro, faça circular pelos alunos o material. Cada aluno vai então fazer um programa de férias. Segue-se a apresentação coletiva, que poderá ser feita segundo um critério como os destinos, a época do ano ou outro. Na apresentação, cada aluno deverá não só indicar a sua proposta, mas também justificar claramente as suas escolhas (daí a importância da folha de notas). Os destinatários deverão também pronunciar-se sobre a proposta que lhes é dirigida.
|