LISTAS DE COMPRAS

NÍVEL DE REFERÊNCIA

A1 / A2

MATERIAL

Folhetos de supermercado ou montagem com imagens de produtos e preços.

PREPARAÇÃO

Recolher alguns folhetos publicitários distribuídos nos supermercados. Se forem muito grandes, fazer uma montagem de alguns excertos, sobretudo dos produtos de alimentação, e fotocopiar.

DESENVOLVIMENTO

Escrever no quadro uma lista variada de 10 produtos correntes (ex.: leite, champô, água mineral, etc) e pedir aos alunos que “arrumem” estes produtos nas secções de um supermercado.
De seguida, optar por uma destas atividades (trabalho de grupo):

Os alunos vão ocupar-se dos preparativos de uma festa. Pode aproveitar-se um acontecimento oportuno: o Natal, uma vitória desportiva, etc.. As instruções podem ser escritas no quadro: Vocês dispõem de 30 € para preparar a vossa festa. Como vão gastar essa quantia?

No final do trabalho, um porta-voz de cada grupo apresenta a respetiva lista. Comparam-se as listas de compras e as razões das escolhas. Finalmente, vota-se a melhor lista.

Distribuir os folhetos de supermercado (ou a montagem preparada) pelos grupos e explicar a atividade: fazer a lista de compras para “encher” o frigorífico para uma semana. Indique a quantia máxima a gastar e três produtos obrigatórios.
Continuar a atividade como na proposta anterior.