«REPARAÇÃO» DE TEXTO

NÍVEL DE REFERÊNCIA

Todos os níveis

PREPARAÇÃO

Prepare o texto para a atividade, fazendo as supressões de palavras que pretender. Assinale o lugar de uma supressão com asterisco (*).

DESENVOLVIMENTO

Comece com uma pequena conversa a partir do assunto do texto que vai ser utilizado. Depois, explique que na atividade seguinte os alunos (trabalho individual) vão olhar para o texto como se se tratasse de um objeto a precisar de algumas reparações. Para «reparar» o texto, vão ter de acrescentar um conjunto de palavras em falta (não se esqueça de ter isso em conta quando preparar o texto, deixando as margens maiores, assim como o espaçamento entre linhas). Essas palavras podem dizer respeito, consoante o objetivo que se tenha em vista, a um ponto gramatical ou a uma revisão de vocabulário.
Terminada a atividade, os alunos devem confrontar o seu trabalho com o aluno do lado. O trabalho termina com uma discussão coletiva sobre as soluções encontradas: as que «funcionam» e as que «não funcionam».

OBSERVAÇÕES

Conforme o nível dos alunos e o texto escolhido, a supressão de termos pode recair, no caso de se pretender tratar um ponto gramatical, sobre determinadas categorias como as preposições, os tempos verbais, os adjetivos, etc.