DESENVOLVIMENTO
Apresente a atividade: elaborar um questionário subordinado à questão “Você é uma pessoa romântica?” Em grupo, os alunos vão redigir as questões e as opções de resposta, assim como definir a respetiva pontuação (distribuindo “mais” ou “menos” pontos, consoante as respostas sejam “mais” ou “menos” românticas). Seguidamente, vão escrever a chave que permitirá a cada pessoa, depois de fazer o teste, somar a pontuação e saber o resultado (Ex: Mais de x pontos / Entre y e z pontos / Menos de x ’ pontos). Trocam-se os questionários entre os grupos. Em cada grupo, um aluno lê em voz alta as questões e os outros tomam nota da sua resposta. No final, o mesmo aluno lê a pontuação de cada resposta. Os restantes alunos do grupo vão somando os respetivos pontos e veem o resultado no final.
|
OBSERVAÇÕES
Numa versão mais simples, a atividade pode consistir na adaptação de um questionário já existente, recolhido na chamada imprensa “cor-de-rosa”, mantendo a estrutura e adaptando as questões e a chave do resultado ao novo tema. As questões podem ser de escolha múltipla ou de verdadeiro / falso. Caso se pretenda, por exemplo, exercitar as estruturas interrogativas, pode-se dar uma instrução nesse sentido para a redação das questões. Exemplos de questões:
Está apaixonado por um(a) colega de trabalho. Resolve declarar-se: (a) escreve-lhe uma carta. (b) envia-lhe um «e-mail». (c) aproveita o intervalo de uma reunião.
Na sua opinião, qual é o local ideal para um encontro romântico? (a) uma praia deserta. (b) um centro comercial. (c) uma sala de cinema.
|