VOCÊ É UMA PESSOA ROMÂNTICA?
|

NÍVEL DE REFERÊNCIA
B1 / B2


DESENVOLVIMENTO

Apresente a actividade: elaborar um questionário subordinado à questão “Você é uma pessoa romântica?”
Em grupo, os alunos vão redigir as questões e as opções de resposta, assim como definir a respectiva pontuação (distribuindo “mais” ou “menos” pontos, consoante as respostas sejam “mais” ou “menos” românticas). Seguidamente, vão escrever a chave que permitirá a cada pessoa, depois de fazer o teste, somar a pontuação e saber o resultado (Ex: Mais de x pontos / Entre y e z pontos / Menos de x ’ pontos).
Trocam-se os questionários entre os grupos. Em cada grupo, um aluno lê em voz alta as questões e os outros tomam nota da sua resposta. No final, o mesmo aluno lê a pontuação de cada resposta. Os restantes alunos do grupo vão somando os respectivos pontos e vêem o resultado no final.


OBSERVAÇÕES

Numa versão mais simples, a actividade pode consistir na adaptação de um questionário já existente, recolhido na chamada imprensa “cor-de-rosa”, mantendo a estrutura e adaptando as questões e a chave do resultado ao novo tema. As questões podem ser de escolha múltipla ou de verdadeiro / falso. Caso se pretenda, por exemplo, exercitar as estruturas interrogativas, pode-se dar uma instrução nesse sentido para a redacção das questões.
Exemplos de questões:

Está apaixonado por um(a) colega de trabalho. Resolve declarar-se:
(a) escreve-lhe uma carta.
(b) envia-lhe um «e-mail».
(c) aproveita o intervalo de uma reunião.

Na sua opinião, qual é o local ideal para um encontro romântico?
(a) uma praia deserta.
(b) um centro comercial.
(c) uma sala de cinema.

© Instituto Camões, 2005