FÉRIAS PARA TODOS OS GOSTOS
|

NÍVEL DE REFERÊNCIA
B1 / B2


PREPARAÇÃO

Reúna e seleccione material de promoção turística variada (destinos, programas, etc.).


DESENVOLVIMENTO

Explique a actividade central: em grupos de dois, os estudantes vão «vestir a pele» de agentes turísticos e fazer um plano de férias para o respectivo parceiro.
Aponte a necessidade de os estudantes começarem por saber as preferências do seu colega através de algumas perguntas e encoraje uma troca de impressões colectiva sobre o assunto. Se necessário, podem ser registados no quadro alguns tópicos. Ex: Qual é a época / estação do ano que preferes para férias, qual é o teu destino favorito (campo, montanha, mar...), quais são para ti as actividades ideais para realizar em férias (praia, excursões, compras, museus...), que tipo de alojamento preferes, etc.
Depois de os alunos terem colocado mutuamente as suas perguntas e tomado notas sobre as preferências do seu parceiro, faça circular pelos alunos o material. Cada aluno vai então fazer um programa de férias.
Segue-se a apresentação colectiva, que poderá ser feita segundo um critério como os destinos, a época do ano ou outro. Na apresentação, cada aluno deverá não só indicar a sua proposta, mas também justificar claramente as suas escolhas (daí a importância da folha de notas). Os destinatários deverão também pronunciar-se sobre a proposta que lhes é dirigida.


OBSERVAÇÕES

Não é obrigatório que o «programa de férias» dependa exclusivamente dos gostos e hábitos do destinatário. Em função das questões, pode acontecer que um aluno entenda que o outro precisa de umas férias «diferentes» e mais imprevisíveis!!!

© Instituto Camões, 2005