OBJECTOS COM HISTÓRIA
|

NÍVEL DE REFERÊNCIA
B1 / B2


DESENVOLVIMENTO

Conte aos seus alunos a seguinte situação: Um amigo meu que vive em Lisboa (ou noutra cidade qualquer) quis fazer obras em casa. Ele vive num prédio muito antigo, no último andar. Durante as obras, foi necessário entrar no sótão do prédio. E aí foram encontrados vários objectos que ninguém soube explicar como tinham ido lá parar...
Peça aos alunos para imaginarem que objectos seriam esses e vá escrevendo no quadro. Depois, peça-lhes para indicarem os objectos que acham mais curiosos, estranhos, interessantes... Assinale-os e lance questões como: A quem terão pertencido? Como terão ido parar àquele sótão? Porquê?!
Em grupo, os alunos vão discutir as respostas a estas questões e redigir um pequeno texto (cerca de 10 linhas) à volta da origem de cada objecto. Terminada a actividade, apresentam-se os vários cenários encontrados pelos diferentes grupos para cada objecto e discute-se a sua originalidade.

© Instituto Camões, 2005