Localização das Amostras - Gravações do Grupo de Variação do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa  -  Registos Sonoros


Dialectos portugueses centro-meridionais:

região subdialectal do Barlavento do Algarve

Porches  4

INF = Informante

INQ = Inquiridor

 

INF Agora, para aqui, o outro ano, viemos aqui à igreja, a uma reunião – uma reunião a respeito da festa, de fazermos a festa. Bem, o padre chamou a gente para vir, para reunirmos aí (…) a respeito da festa, pronto, mais nada. E então, nessa altura, vieram dois rapazes fazendem parte, rapazes novos; e eu e mais um outro é que éramos os velhos que (…) fomos a gente que fomos da iniciativa de se renovar a fazer a festa novamente – que eles em escangalhandem, (…) em escangalhandem isto,  depois chamam para a gente ir levantar o que eles deitaram abaixo. Não sei se me compreende?

INQ Sim, sim.

INF E depois, em tendo aquilo já mais ou menos, (aquilo), são eles que fazem e a gente (vamos dizer): "Ora esta, tinha que ser!" Bom, e então (aquilo)… E, então, começou o padre e esses dois rapazes (…): "Cooperar, cooperações, cooperar, cooperações". Não citaram mais palavra nenhuma; não sei que reunião foi aquela.

 

© Instituto Camões, 2002