Os principais fabricantes de autom�veis de alta cilindrada (...) est�o contra a proposta que a Comiss�o Europeia ir� apresentar
amanh� e que prev� a redu��o das emiss�es de di�xido carbono (CO2) no sector autom�vel. E alertam que a medida
vai provocar uma subida significativa nos pre�os dos carros. (...)
A proposta inicial apresentada pelo comiss�rio europeu do Ambiente, Stavros Dimas, previa um limite m�dio de emiss�o de
120 gramas de CO2 por quil�metro nas viaturas particulares at� 2012. (...)
Segundo dados da Comiss�o Europeia o sector dos transportes � respons�vel por um quinto do total das emiss�es de CO2,
sendo que as viaturas particulares representam metade desse valor.
(http://www.dn.sapo.pt/2007/02/06/economia/proposta_bruxelas_para_reduzir_vai_a.html)
Desde 1958 que tem sido medida a concentra��o de anidrido carb�nico no Hawai, bem longe das principais regi�es
industriais do ocidente. Este registo mostra um n�tido aumento dessa concentra��o sobreposto �s varia��es anuais que resultam
da actividade biol�gica natural (no Ver�o e Primavera, domina a fotoss�ntese pelas plantas relativamente � respira��o pelos
animais; no Outono e Inverno, passa-se o inverso). Os cientistas estimam que os oceanos absorvem entre 30 e 50% das emiss�es
de anidrido carb�nico pelo que as concentra��es na atmosfera seriam muito maiores (entre 500 e 600 ppm em vez dos actuais
360 ppm) se n�o fosse essa ac��o do oceano como sumidouro. O que preocupa os cientistas � que as flutua��es dos n�veis de
anidrido carb�nico no passado geol�gico estiveram associadas a flutua��es dr�sticas do clima. Tudo leva a crer que,
se continuar o aumento dos n�veis de anidrido carb�nico tal como tem vindo a acontecer nos �ltimos 100 anos, isso tenha
influ�ncia no clima.
(http://nonio.fc.ul.pt/oceano/estufa.htm)
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