di�xido de carbono, CO2, anidrido carb�nico

Os principais fabricantes de autom�veis de alta cilindrada (...) est�o contra a proposta que a Comiss�o Europeia ir� apresentar amanh� e que prev� a redu��o das emiss�es de di�xido carbono (CO2) no sector autom�vel. E alertam que a medida vai provocar uma subida significativa nos pre�os dos carros. (...)

A proposta inicial apresentada pelo comiss�rio europeu do Ambiente, Stavros Dimas, previa um limite m�dio de emiss�o de 120 gramas de CO2 por quil�metro nas viaturas particulares at� 2012. (...)

Segundo dados da Comiss�o Europeia o sector dos transportes � respons�vel por um quinto do total das emiss�es de CO2, sendo que as viaturas particulares representam metade desse valor.

(http://www.dn.sapo.pt/2007/02/06/economia/proposta_bruxelas_para_reduzir_vai_a.html)

Desde 1958 que tem sido medida a concentra��o de anidrido carb�nico no Hawai, bem longe das principais regi�es industriais do ocidente. Este registo mostra um n�tido aumento dessa concentra��o sobreposto �s varia��es anuais que resultam da actividade biol�gica natural (no Ver�o e Primavera, domina a fotoss�ntese pelas plantas relativamente � respira��o pelos animais; no Outono e Inverno, passa-se o inverso). Os cientistas estimam que os oceanos absorvem entre 30 e 50% das emiss�es de anidrido carb�nico pelo que as concentra��es na atmosfera seriam muito maiores (entre 500 e 600 ppm em vez dos actuais 360 ppm) se n�o fosse essa ac��o do oceano como sumidouro. O que preocupa os cientistas � que as flutua��es dos n�veis de anidrido carb�nico no passado geol�gico estiveram associadas a flutua��es dr�sticas do clima. Tudo leva a crer que, se continuar o aumento dos n�veis de anidrido carb�nico tal como tem vindo a acontecer nos �ltimos 100 anos, isso tenha influ�ncia no clima.

(http://nonio.fc.ul.pt/oceano/estufa.htm)