dióxido de carbono, CO2, anidrido carbónico

Os principais fabricantes de automóveis de alta cilindrada (...) estão contra a proposta que a Comissão Europeia irá apresentar amanhã e que prevê a redução das emissões de dióxido carbono (CO2) no sector automóvel. E alertam que a medida vai provocar uma subida significativa nos preços dos carros. (...)

A proposta inicial apresentada pelo comissário europeu do Ambiente, Stavros Dimas, previa um limite médio de emissão de 120 gramas de CO2 por quilómetro nas viaturas particulares até 2012. (...)

Segundo dados da Comissão Europeia o sector dos transportes é responsável por um quinto do total das emissões de CO2, sendo que as viaturas particulares representam metade desse valor.

(http://www.dn.sapo.pt/2007/02/06/economia/proposta_bruxelas_para_reduzir_vai_a.html)

Desde 1958 que tem sido medida a concentração de anidrido carbónico no Hawai, bem longe das principais regiões industriais do ocidente. Este registo mostra um nítido aumento dessa concentração sobreposto às variações anuais que resultam da actividade biológica natural (no Verão e Primavera, domina a fotossíntese pelas plantas relativamente à respiração pelos animais; no Outono e Inverno, passa-se o inverso). Os cientistas estimam que os oceanos absorvem entre 30 e 50% das emissões de anidrido carbónico pelo que as concentrações na atmosfera seriam muito maiores (entre 500 e 600 ppm em vez dos actuais 360 ppm) se não fosse essa acção do oceano como sumidouro. O que preocupa os cientistas é que as flutuações dos níveis de anidrido carbónico no passado geológico estiveram associadas a flutuações drásticas do clima. Tudo leva a crer que, se continuar o aumento dos níveis de anidrido carbónico tal como tem vindo a acontecer nos últimos 100 anos, isso tenha influência no clima.

(http://nonio.fc.ul.pt/oceano/estufa.htm)