Parque Natural do Tejo Internacional, PNTI

Na zona abrangida pelo Parque Natural do Tejo Internacional, a floresta assume um papel muito importante, atendendo à sua considerável área de ocupação.

A formação florestal que nesta Área Protegida assume maior importância é o montado de sobro e azinho, situação esta que não pode ser considerada originária, uma vez que, inicialmente, a característica predominante da paisagem do Parque consistia numa ocorrência maioritária de azinheira. Como justificativa para a referida mudança, constata-se o facto de ter ocorrido um aumento substancial da procura no mercado corticeiro europeu, o que ocasionou um reforço na extensão do montado de sobro, nomeadamente durante a segunda metade do Séc. XIX.

(http://www.min-agricultura.pt/oportal/extcnt/docs/FOLDER/PROT_TEMAS/F_AMBIENTE/MADRPCNT_GTAA/PZ_Tejo-Internacional.pdf)

O PNTI foi criado a 18 de Agosto de 2000, embora a área já tenha sido declarada como ZPE (Zona de Protecção Especial) a 23 de Setembro de 1999, pela sua importância no que respeita, sobretudo, à avifauna com elevado estatuto de conservação.

Das espécies presentes, realçam-se a cegonha-preta (Ciconia nigra), a águia-real (Aquila chrysaetos), a águia-imperial (Aquila adalberti), a águia de Bonelli (Hieraaetus fasciatus), o abutre do Egipto (Neophron percnopterus), o grifo (Gyps fulvus), o abutre-preto (Aegypius monachus), o bufo-real (Bubo bubo), o falcão-peregrino (Falco peregrinus), o peneireiro-das-torres (Falco naumanni) e o chasco-preto (Oenanthe leucura).

No que se refere à flora e vegetação destacam-se os extensos montados de azinho (Quercus rotundifolia Lam.) e sobro (Quercus suber L.), os zambujais (Olea europaea L. var. sylvestris (Miller) Lehr), as comunidades relíquia de zimbro-bravo (Juniperus oxycedrus L.) e vastas manchas de matagal mediterrânico bastante diversificado.

Nos diversos ecossistemas do PNTI encontram-se já inventariadas cerca de 300 espécies de plantas, 24 de fungos, 154 de aves, 44 de mamíferos, 15 de anfíbios (das 17 existentes em Portugal), 20 de répteis (das 27 presentes no território nacional), 12 de peixes, 153 de insectos, entre outras.

(http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=599&articleID=1453)