Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, PNSACV

Verdadeira obra-prima da natureza, todo o território que constitui o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com uma área aproximada de 76 mil hectares, é a maior extensão de costa portuguesa sujeita a protecção, sendo que, cerca de 80 km desta área, situada entre a praia de Odeceixe e a vila piscatória do Burgau, é parte integrante do litoral algarvio. Trata-se de um santuário natural em que a orla marítima, praticamente intacta, é recortada por abruptas falésias, onde se aninham pequenos ou extensos areais e o interior é marcado por uma sucessão de colinas que se elevam até à Serra de Espinhaço de Cão.

(http://www.visitalgarve.pt/visitalgarve/vPT/VivaOAlgarve/NaturezaPaisagem/Actividades/%C3%81reas+Naturais/Sugestoes/Parque+Natural+do+Sudoeste+Alentejano+e+Costa+Vicentina.htm?res=1024x768)

O PNSACV goza do estatuto de Zona de Protecção Especial para Aves (Directiva 79/409/CEE), Sítio da Lista Nacional da Rede Natura, Corine Biótopos, Reserva Biogenética do Conselho da Europa (134 ha da Ponta de Sagres).

Contudo, trata-se de uma área de extrema vulnerabilidade, sujeita a uma enorme pressão turística e urbana. Povoamentos florestais à base de exóticas, poluição industrial e doméstica, colheita de espécies vegetais ameaçadas, intensificação agrícola, sobre-pesca e sobre-mariscagem, incêndios florestais, destruição da vegetação autóctone (matos e bosques mediterrânicos e vegetação ribeirinha), são algumas das ameaças a que está sujeito o PNSACV. Os picos de turismo sazonal, acompanhados da abertura indiscriminada de acessos viários à orla marítima, e os índices de poluição atmosférica com origem no complexo de Sines, são outros dos factores negativos que afectam o sudoeste alentejano e a costa vicentina. A agricultura intensiva, que satura de fertilizantes o substrato arenoso, ganha contornos de desastre ecológico na zona do Brejão/Azenha do Mar, onde os plásticos das estufas da agro-indústria tornaram a paisagem digna de um filme de ficção científica.

(http://www.terrasdemouros.pt/cv_parque4.asp)