Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém/Torres Novas, Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros de Ourém/Torres Novas, Pedreira do Galinha, Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra d'Aire, Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros da Serra d'Aire

A jazida de pegadas da Pedreira do Galinha compreende vários trilhos de pegadas de saurópodes do Jurássico médio (há cerca de 175 milhões de anos). Constitui o mais longo registo mundial de pegadas deste tipo de dinossauros. Foi classificada como Monumento Natural em 1996 (Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém/Torres Novas) e faz parte da Lista Nacional de Sítios da "Rede Natura 2000".

(http://carso.ineti.pt/apresentacao.htm)

O Conselho de Ministros aprovou um Decreto Regulamentar que classifica como monumento natural a jazida de pegadas de dinossauros localizada no Cabeço dos Castanhos, situada no Parque Natural das Serras d'Aire e dos Candeeiros. Limita também as actividades dentro da área, que passa a ser designada de Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros de Ourém/Torres Novas.

(http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC13/Comunicados_e_Conferencias_de_Imprensa/19960905.htm)

A jazida paleontológica de pegadas de dinossários da Pedreira do Galinha, descoberta a 4 de Julho de 1994 por João Carvalho de STEA (Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia), localiza-se na vertente oriental da Serra d'Aire, a cerca de 10 quilómetros de Fátima e a 16 de Torres Novas, na localidade do Bairro (Concelho de Ourém) em pleno Parque Natural das Serras d'Aire e Candeeiros. (...) As pegadas que podemos observar na jazida da Pedreira do Galinha foram originalmente impressas numa lama calcária, muito fina e de grande plasticidade, depositada em meio marinho marginal e lagunar, muito pouco profundo (1 a 2 metros). Os sedimentos representados nos estratos visíveis na pedreira, depositados durante milhões de anos, foram posteriormente transformados em calcário, originando as espessas camadas de rocha que, até há pouco tempo, eram exploradas na pedreira.

(http://www.geocities.com/pnsac/pg00.htm)

O Programa de Intervenção no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra d'Aire concretiza a necessária convergência de diversas perspectivas entre a Ciência, a Conservação da Natureza, a Educação Ambiental, a Participação Cívica e responsabilidades da Administração no Desenvolvimento Regional e na Salvaguarda do Património. Num cenário de 175 milhões de anos e a partir dos registos fósseis das Pegadas de Dinossáurios lançou-se o desafio para a descoberta da História da Terra e dos Seres Vivos. O Guia do Monumento Natural é um instrumento orientador e pretende servir de "pivot" nos percursos de descoberta abertos à curiosidade dos visitantes, de modo a podermos, convosco, valorizar estas marcas da História da Terra e partilhar toda a beleza e conhecimento que elas encerram.

(http://www.pegadasdedinossaurios.org/html/apresenta.htm)

Geomonumentos ao nível do sítio, alguns classificados pelas autarquias, outros apenas propostos

Em Cascais

Campo de dunas activas (Guincho)

Campo de lapiás litoral (entre Cascais e o Guincho)

Boca do Inferno



Em Ourém/Torres Novas

Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros da Serra d'Aire

(http://www.progeo.pt/geomon.htm)