Instituto da Conservação da Natureza, ICN, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, ICNB

O Instituto da Conservação da Natureza, organismo actualmente integrado no Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional - MAOTDR - centra a sua acção no estudo, caracterização e inventariação de habitats e espécies e na gestão de Áreas Protegidas, sendo o rosto da administração pública em matéria de conservação da natureza.

(http://www.anjo-dourado.com/index.php?option=com_sobi2&sobi2Task=sobi2Details&catid=1&sobi2Id=13&Itemid=9999999)

O ICN (Portugal) assinou um protocolo com a MedWet Com (Grécia) financiado pelo Interreg IIIC (projecto MedWet Reseau CODDE) com o intuito de certificar e dar continuidade à ferramenta executada no MW/SUDOE, a Base de Dados de Zonas Húmidas.

Os principais objectivos do projecto MedWet Reseau CODDE são:

- Troca de conhecimentos e competências actuais para o inventário dos ecossistemas hídricos, por meio de uma revisão do método de inventário MedWet, de forma a responder às exigências da União Europeia e integrando novas tecnologias (instrumentos de observação por satélite).

- Criação de mecanismos de troca de dados que visam garantir a participação dos estados na produção de protocolos de troca e na elaboração de instrumentos (um sistema de informação em rede/on-line).

- Incentivar os decisores demonstrando a necessidade e o benefício comum da sua participação na rede de inventário e [no] acompanhamento dos ecossistemas hídricos, com o objectivo final de atingir um desenvolvimento sustentável e parar a degradação das zonas húmidas.

(http://medwetnet.icn.pt/medsite_public/index.php?article=39&visual=1&lang=prt)

A [empresa] (...) junta-se hoje ao grupo de empresas portuguesas a aderir ao Business & Biodiversity, que visa estabelecer parcerias para integrar as preocupações com a conservação da fauna e da flora na gestão das empresas, contribuindo para o objectivo europeu de travar a perda de biodiversidade até 2010.

Neste sentido, a empresa assina, hoje, com o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) um acordo de compromisso relativo à biodiversidade e à realização de iniciativas de promoção e conservação da mesma.

A [empresa] (...) pretende fomentar a biodiversidade no âmbito da sua actividade, isto é, ao longo do ciclo de vida do café. Assim, competirá à empresa de Campo Maior promover iniciativas de médio prazo que permitam a recuperação de ecossistemas críticos, identificados ao longo do ciclo de vida do café, e contribuir com apoio a projectos de conservação da Natureza a nível regional e nacional.

(http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=5378)