energia renovável, energia alternativa, energia limpa

Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. É o caso do calor emitido pelo sol, da existência do vento, das marés ou dos cursos de água. As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento.

As principais vantagens resultantes da sua utilização consistem no facto de não serem poluentes e poderem ser exploradas localmente. A utilização da maior parte das energias renováveis não conduz à emissão de gases com efeito de estufa. A única excepção é a biomassa, uma vez que há queima de resíduos orgânicos, para obter energia, o que origina dióxido de enxofre e óxidos de azoto.

A exploração local das energias renováveis contribui para reduzir a necessidade de importação de energia, ou seja, atenua a dependência energética relativamente aos países produtores de petróleo e gás natural.

(http://www.ageneal.pt/content01.asp?BTreeID=00/01&treeID=00/01&newsID=8)

Embora não poluentes, as energias alternativas não estão isentas de impactos negativos na natureza. É obvio que um complexo hidroeléctrico de grande dimensão ou um parque eólico comprometem seriamente o ambiente das zonas onde estão implantados, tanto mais que para igualar a produção de uma central eléctrica média são necessários aproximadamente 1000 geradores eólicos ou 5Km2 de painéis solares. Por outro lado, algumas formas de captação de energia podem não só não ser economicamente viáveis, como mesmo energeticamente o balanço pode ser negativo.

(http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=2092&iLingua=1)

Uma das maneiras de dar uma ajuda à natureza é usar formas alternativas de energia, as chamadas Energias Limpas.

O sol é de longe a fonte alternativa de energia mais atraente, mas também, a energia Eólica (do vento) pode ser transformada em energia eléctrica. Para além de serem fontes de energia eléctrica praticamente inesgotáveis, elas não deixam resíduos no meio ambiente. As energias limpas estão sendo cada vez mais utilizadas para construir um futuro diferente para o nosso planeta.

A energia solar tem outra vantagem: além das suas características não poluentes, a quantidade de energia disponível para a conversão é equivalente a várias vezes o actual consumo energético mundial.

(http://sra.azores.gov.pt/predsa/eventos/acores2030/trabalhos_secundario/solar.pdf)