energia das marés, energia maremotriz

Existem várias formas de aproveitar a energia dos oceanos, como por exemplo através da energia das marés ou da energia das ondas.

Os moinhos de maré que existem ainda por exemplo no Seixal testemunham o aproveitamento pelos nossos antepassados da energia das marés que era transformada em energia mecânica, fazendo mover as mós que moíam os cereais.

Actualmente procura-se transformar a energia das marés e das ondas em energia eléctrica. O potencial é enorme se considerarmos a força das ondas e a imensidão dos oceanos.

Neste momento, o aproveitamento da energia das marés é apenas experimental e raro, devido a problemas técnicos e económicos. Já a energia das ondas parece desenhar-se como uma alternativa mais viável para o nosso país.

(http://www.abae.pt/ecoreporter/Conteudos/sala3/sala3_13.htm)

A Energia Hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. Manifesta-se na natureza através dos fluxos de água, como rios e lagos, e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água. As turbinas, por sua vez, podem ser usadas como accionamento de um equipamento industrial, como um compressor, ou de um gerador eléctrico, com a finalidade de prover energia eléctrica para uma rede de energia

A Energia Maremotriz é outro tipo de geração de electricidade através da energia contida nos fluxos de água, que neste caso são as marés, e pode ser obtida de 2 formas: energia cinética devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés baixa e alta.

(http://paginas.fe.up.pt/jornadasdeq/6asjornadas/pagina/textos_energias/hidrica.htm)