parque eólico, central eólica

Uma das maiores preocupações no dimensionamento e projecto de parques eólicos é o levantamento do potencial eólico da região. Para tal, foram desenvolvidas ferramentas de simulação de ventos para estimar o potencial eólico e para possibilitar um correcto dimensionamento dos parques. (...)

Os parques eólicos podem ser instalados rapidamente. Parques eólicos com, por exemplo, 50MW podem ser postos em operação em menos de um ano após o contrato.

(http://power.inescporto.pt/claudio/eolica.html)

As centrais eólicas são instalações em que se produz energia eléctrica a partir da energia potencial do vento. A energia do vento faz rodar as lâminas de uma turbina sendo assim recuperada sob a forma de energia mecânica no veio do rotor, que por sua vez é convertida em energia eléctrica pelo gerador. (...)

Durante o funcionamento o aerogerador é posicionado de modo a que o plano das pás fique perpendicular à direcção do vento. O gerador debita uma potência eléctrica crescente até à potência nominal. Todas as funções do aerogerador são monitorizadas e controladas por um microprocessador.

Um dos problemas deste sistema de produção eléctrica é que o vento não sopra com intensidade todo o ano, outro entrave é o facto do vento ter de atingir uma velocidade superior a 20 km/hora para girar a turbina a uma velocidade suficientemente rápida.

(http://www.abae.pt/ecoreporter/pesquisa/A2FF.pdf)