central de biomassa, estação de biomassa

O ministro reiterou que Portugal possui "um dos mais ambiciosos objectivos europeus", que passa por produzir, em 2010, "45 por cento da sua electricidade a partir de fontes renováveis". "E cinco por cento ser biomassa a partir de resíduos florestais" acrescentou. Para isso será criada uma rede descentralizada de centrais de biomassa, com uma potência total de 250 megawatts (MW).

M.P. frisou que os investimentos previstos até 2010 atingem os 510 milhões de euros, representando a criação de mais de mil postos de trabalho directos "e muitos indirectos nas populações que vão abastecer as fábricas de biomassa".

Espera-se ainda uma redução das emissões de dióxido de carbono de 700 mil toneladas e a redução do risco de incêndio devido a uma articulação entre a localização das centrais de biomassa e as políticas florestais.

(http://www.mundilandambiente.pt/noticias/detalhes.php?id=94)

Autarca apresentou projecto de construção de estação de biomassa para queimar resíduos sólidos dos municípios da AMAVE

A Junta de Freguesia de Fafe enviou ao Governo e à Câmara Municipal uma proposta para a criação no concelho de uma central de biomassa, que funcionaria aproveitando os resíduos sólidos e urbanos do Vale do Ave.

(http://jn.sapo.pt/2006/03/11/minho/junta_propoe_central_para_transforma.html)