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O próximo avião da Boeing terá apenas uma cor. Mas esta decisão, de acordo com o jornal espanhol El País, não está relacionada com as tendências do design moderno, (...) responde a uma decisão técnica. Os engenheiros do líder mundial de fabricação de aviões descobriram que as cores produzem resistência ao ar e, por isso, gastam mais combustível.

Por esta razão, o novo modelo de avião, o 787-Deamliner, terá uma superfície lisa, fina e contínua, sem as irregularidades que produzem as capas de pintura.

Segundo a companhia norte-americana, esta pequena mudança permitirá [a] economia de 113.562 litros de querosene de aviação por ano.

(http://www.transportes-xxi.net/forum/viewtopic.php?p=65610&sid=1fd3c73f9dc5f3cd31d459e1860189c9)

Os usos mais comuns do querosene são para iluminação, solventes e QAV (querosene para aviação).

(http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_gasolina.htm)

As emissões resultantes dos movimentos aéreos são, em termos de inventário, definidas como fontes fixas tendo em consideração que as emissões relevantes para a determinação da qualidade do ar a nível local e regional resultam das emissões durante os movimentos de descolagem e aterragem realizados até à altura de cerca de 1000 metros. As emissões acima dessa altitude repercutem-se também por efeitos a nível da qualidade do ar, mas de carácter global e extravasam portanto os objectivos orientadores do presente inventário de emissões atmosféricas. (...)

Para os metais pesados e óxidos de enxofre, no entanto, as emissões foram determinadas a partir do teor de enxofre e metais pesados no combustível utilizado (Jet-fuel), exclusivamente na fase LTO (Land and Take-Off).

(http://www.ccdr-lvt.pt/files/1678.pdf)

Os aviões mais recentes gastam entre 5 e 10 litros de QAV (Jet fuel) por cada 100 Km de voo e por cada passageiro, i.e. 5-10l/Km/PAX (...).

(http://oam.risco.pt/2007/07/petrleo-7.html)