O próximo avião da Boeing terá apenas uma cor. Mas esta decisão, de acordo com o jornal espanhol El País, não
está relacionada com as tendências do design moderno, (...) responde a uma decisão técnica. Os engenheiros do
líder mundial de fabricação de aviões descobriram que as cores produzem resistência ao ar e, por isso, gastam mais
combustível.
Por esta razão, o novo modelo de avião, o 787-Deamliner, terá uma superfície lisa, fina e contínua, sem as
irregularidades que produzem as capas de pintura.
Segundo a companhia norte-americana, esta pequena mudança permitirá [a] economia de 113.562 litros de
querosene de aviação por ano.
(http://www.transportes-xxi.net/forum/viewtopic.php?p=65610&sid=1fd3c73f9dc5f3cd31d459e1860189c9)
Os usos mais comuns do querosene são para iluminação, solventes e QAV (querosene para aviação).
(http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_gasolina.htm)
As emissões resultantes dos movimentos aéreos são, em termos de inventário, definidas como fontes fixas tendo
em consideração que as emissões relevantes para a determinação da qualidade do ar a nível local e regional
resultam das emissões durante os movimentos de descolagem e aterragem realizados até à altura de cerca de 1000
metros. As emissões acima dessa altitude repercutem-se também por efeitos a nível da qualidade do ar, mas de
carácter global e extravasam portanto os objectivos orientadores do presente inventário de emissões atmosféricas. (...)
Para os metais pesados e óxidos de enxofre, no entanto, as emissões foram determinadas a partir do teor
de enxofre e metais pesados no combustível utilizado (Jet-fuel), exclusivamente na fase LTO (Land and
Take-Off).
(http://www.ccdr-lvt.pt/files/1678.pdf)
Os aviões mais recentes gastam entre 5 e 10 litros de QAV (Jet fuel) por cada 100 Km de voo e por cada passageiro,
i.e. 5-10l/Km/PAX (...).
(http://oam.risco.pt/2007/07/petrleo-7.html)
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