gasóleo, diesel, gasóleo rodoviário

Nas cidades, as partículas inaláveis têm origem predominante nas emissões de tráfego, em particular dos veículos a gasóleo, mas também de algumas indústrias e da construção civil.

(http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=13778&iCanal=1&iSubCanal=3814&iLingua=1)

A poluição causada pelos fumos tóxicos dos motores a diesel pode ser reduzida caso sejam usados conversores catalíticos à base de ureia. Destruidores da camada de ozono, os motores a diesel podem, caso recorram a esta nova tecnologia, ver reduzida em 90 por cento a totalidade dos óxidos produzidos.

(http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=1480)

A necessidade de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa obriga à adopção de medidas que promovam a eficiência energética e a redução dos consumos dos produtos mais poluentes do ambiente e incentivem a utilização de combustíveis com menor emissão específica de dióxido de carbono. Com este objectivo, o Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC 2006), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 104/2006, de 23 de Agosto, contempla a harmonização progressiva da taxa do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) aplicável ao gasóleo de aquecimento com a do gasóleo rodoviário.

(http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/TXT_LN_27948_1_0001.htm)