smog, nevoeiro fotoquímico, névoa seca, haze

O smog ou nevoeiro fotoquímico cai sobre as zonas com maiores problemas de poluição, designadamente áreas urbanas e industriais, sendo uma mistura química de gases, geralmente apresentando coloração acastanhada (pela presença de NO2). Os gases provêm da combustão industrial, automóvel e doméstica.

(http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/Ar/TextoSintese/Antecedentes/)

A Névoa seca (também conhecida por haze, smog ou nevoeiro fotoquímico) é formada quando há condensação de vapor de água, porém, em associação com poeira, [fumo] e outros poluentes, o que dá um aspecto acinzentado ao ar. É muito comum a ocorrência deste fenómeno nas grandes cidades e metrópoles, sobretudo nos dias frios de Inverno, quando ocorrem associados à presença de uma inversão térmica.

(http://topazio1950.blogs.sapo.pt/tag/ambiente)

Em termos gerais, o projecto consta de oito tarefas inter-relacionadas (...): A primeira envolve um inventário detalhado das principais características dos espaços verdes da cidade, de forma a avaliar a estrutura verde urbana. Na segunda tarefa será explorada a componente social com o objectivo de avaliar a percepção e as atitudes dos cidadãos em relação à estrutura e características dos espaços verdes. As restantes tarefas, sem perder a noção da escala urbana, incidirão sobre um conjunto limitado de espaços verdes contrastantes. Na terceira proceder-se-á à caracterização desses espaços em termos de elementos estruturais, fauna e flora. A quarta é dedicada à avaliação da propagação do ruído, englobando diferentes metodologias de avaliação. A quinta tarefa avalia os efeitos da vegetação na qualidade do ar. A sexta, relacionada com a anterior, inclui a avaliação do "haze" com recurso à fotografia aérea.

(http://www.cesam.ua.pt/index.php?menu=87&language=pt&tabela=projectos&page=3)