Os ministros do Ambiente da União Europeia (UE) chegaram, segunda-feira, a acordo para retirar o cádmio,
metal pesado altamente tóxico, das baterias de forma a evitar a poluição das reservas de água e da atmosfera.
De fora do acordo, que ainda deverá ser aprovado pelo Parlamento Europeu, ficam luzes de emergência e sistemas
de alarme e as baterias de equipamentos médicos, segundo um comunicado emitido pela Comissão Europeia (CE). Os
responsáveis determinaram ainda metas para a recolha de todos os tipos de baterias portáteis, de modo a promover
as taxas de reciclagem. Os governos deverão assegurar que 25 por cento de todas as baterias usadas são recolhidas
nos seus territórios dentro de um período inicial de quatro anos, a contar depois da transposição da legislação
europeia para o direito nacional. Esta percentagem aumentará para os 45 por cento depois de oito anos,
correspondendo a aproximadamente cinco mil milhões de baterias por ano. Altamente tóxico, a acumulação do cádmio
no fígado e rins pode originar, a longo prazo, doenças renais, enquanto que a exposição crónica pode provocar
doenças cardíacas.
(http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=1919)
Os óleos usados, quando lançados directamente no ambiente (meio hídrico, nas redes de esgotos, no solo), e a sua
queima não controlada provocam graves problemas de poluição do solo, das águas e do ar.
Quando lançados no solo contaminam solos e águas subterrâneas. Quando lançados no esgoto provocam estragos
nas ETAR's e poluem os meios receptores hídricos. Quando queimados, provocam a libertação de substâncias tóxicas
(como os PCBs), metais pesados (como arsénio, cádmio, chumbo), compostos orgânicos (como benzeno, naftaleno).
Cinco litros de óleo são suficientes para cobrir uma superfície de água de 5000 m2, impedindo a oxigenação
e originando a morte por asfixia dos peixes e plantas. Finalmente, a queima de 5 litros de óleo de carro libertam
para a atmosfera 20 g de chumbo. Esta última situação deverá ser drasticamente reduzida, uma vez que foi abolida,
em Portugal, a gasolina com chumbo.
Os óleos usados contêm elevados níveis de hidrocarbonetos e de metais pesados, sendo os mais representativos:
o Chumbo (Pb), o Zinco (Zn), o Cobre (Cu), o Crómio (Cr), o Níquel (Ni) e o Cádmio (Cd). Para além
destes elementos, há ainda a considerar a presença de Cloro (Cl) e Bromo (Br), que se deve em parte à utilização
de gasolinas com chumbo.
(http://www.netresiduos.com/cir/rinds/oleousado.htm)
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