vermicompostor, vermicontentor, caixa de minhocas

Para fazer vermicompostagem é necessário um compostor, restos de vegetais e minhocas da espécie Eisenia foetida (a mais frequentemente usada). Esta espécie pode ser adquirida facilmente a várias empresas através da "Internet".

O vermicompostor pode ser construído tendo por base uma caixa de madeira com tampa, com cerca de 60 x 30 cm de base e 25 cm de altura. Torna-se necessário fazer uns orifícios no fundo da caixa, para drenagem, e nas paredes laterais, para ventilação. Deve ser colocado num local arejado e abrigado da luz, do frio e do calor.

(http://www.biorede.pt/text.asp?id=2489)

A madeira e o plástico são as matérias mais usadas na construção dos vermicontentores. A escolha do material é em grande parte uma questão de preferência pessoal. Porém, os contentores de plástico pela sua leveza e fácil movimentação vocacionam-se normalmente para a vermicompostagem no interior dos edifícios, enquanto que os de madeira, pela sua robustez, são normalmente os escolhidos para a realização deste processo no exterior. Outra das razões dos contentores de madeira estarem mais vocacionados para uma localização exterior é o facto da madeira ser isoladora, mantendo o contentor mais fresco no Verão e mais quente no Inverno.

Em geral, qualquer vermicontentor de qualidade deverá obedecer aos seguintes requisitos:

- Deve proteger o seu interior da luminosidade;

- deve garantir uma boa ventilação e drenagem;

- deve possuir uma tampa que se adapte perfeitamente ao contentor.

De forma a preencher os requisitos de qualidade, os vermicontentores apresentam-se totalmente fechados com excepção de orifícios feitos na base para efeitos de drenagem de possíveis escorrências e para efeitos de ventilação.

(http://www.netresiduos.com/cir/relatorios/CompostagemDomestica06.pdf)

Os sistemas de vermicompostagem podem variar entre uma caixa de minhocas numa cozinha (ex. vermicompostagem doméstica) e um sistema mecanizado com capacidade de tratar grandes quantidades de resíduos em contínuo.

(http://www.zeroresiduos.info/index.php?option=com_compostagem&task=view&id=121&Itemid=141)