caça, actividade cinegética, cinegética

Apesar de não ser uma prática exclusiva deste sector, um grande número de casos de envenenamento detectados estão relacionados com a Caça. A principal razão, e aquela que tem consequências mais graves para algumas espécies silvestres, é o controlo ilegal de predadores que é levado a cabo por um grande número de zonas de caça. (...)

Outro problema frequentemente relacionado com a actividade cinegética é o abandono de cães no final das épocas de Caça. Pelas mais diversas razões, estes animais são deixados de forma deliberada nos montes e não há mecanismos nem preocupação das autoridades responsáveis para proceder à recolha destes animais. Estes cães abandonados tornam-se predadores das espécies cinegéticas causando tanto ou maior impacte negativo sobre as mesmas do que os predadores silvestres.

(http://www.portaldeambiente.com/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=pa.stories/4098)

É do consenso de todos, que as alterações nos habitates foram, e continuam a ser, a principal causa para a diminuição das populações da maioria das espécies da nossa fauna bravia. No que à cinegética diz respeito, as mudanças nos ecossistemas agrícolas foram em grande parte responsáveis pela diminuição das populações de perdiz-cinzenta, de codorniz, lebre e rolas, por exemplo. (...)

A cinegética e o turismo de natureza podem dar um importante contributo para assegurar esse dinamismo, gerando postos de trabalho e criando riqueza. Como tal estas actividades devem ser fomentadas, com especial interesse em zonas com baixa densidade populacional, e com populações envelhecida. Só se conseguirá conservar a nossa paisagem rural mantendo-a viva.

(http://www.confagri.pt/Caca/Tecnicagestao/tecnica9.htm)