corredor ecológico, corredor

A comemoração do Dia Mundial da Terra, no último sábado, foi a ocasião escolhida por cinco associações ambientalistas, entre as quais o núcleo portuense da Quercus, para "salientar a importância das áreas naturais do Porto e concelhos envolventes". Neste sentido, defendem que o projecto de construção de uma barragem no rio Paiva, cuja albufeira estaria destinada a abastecer o Grande Porto, deve ser abandonado.

O rio Paiva, muitas vezes rotulado como o menos poluído da Europa e proposto para a Rede Natura 2000, é descrito pelos ambientalistas como "um corredor ecológico da maior importância", sustentáculo de todo um ecossistema entre a serra de Montemuro e a serra da Freita. Da preservação deste curso fluvial depende a sobrevivência de algumas espécies vulneráveis, como o lobo, a lontra, a toupeira-de-água, a salamandra-portuguesa e o lagarto-de-água.

(http://www.urbi.ubi.pt/000425/edicao/emorb_rio.html)

Uma vez identificadas as zonas que apresentam os maiores valores de adequabilidade para o lobo, é necessário analisar áreas que pelas suas características ambientais possam vir a funcionar como corredores ecológicos, permitindo a ligação entre as actuais áreas de distribuição da espécie, como também, entre estas e as áreas onde o predador está ausente, mas que são potencialmente boas para o canídeo. Para a definição de um corredor ter-se-ão em conta não só a adequabilidade do habitat, como também a proximidade entre as manchas de habitat favorável e o respectivo tamanho. A largura mínima destes corredores deverá corresponder à média do diâmetro do território do lobo nesta região (...).

A protecção da actual área de distribuição do lobo a sul do rio Douro e a sua ligação, através de corredores ecológicos, a outras áreas de ocupação potencial para a espécie, constituem um elemento fundamental de uma estratégia de conservação séria e actuante, que urge aplicar face à crescente fragmentação do habitat que está a provocar o isolamento desta população lupina.

(http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=8846&iLingua=1)