lixiviar

Como se indicou anteriormente a actividade agrícola de regadio constitui uma importante fonte de poluição de origem difusa, especialmente na zona das Hortas, que se insere na parte mais a norte do sistema aquífero de Monte Gordo. Foi desenvolvido um cenário de modelação da contaminação por NO3 [Azoto] neste sistema aquífero, que se desenvolveu a partir da introdução de uma concentração de 4,4 g/m2 de NO3 (que equivale a 1 g/m2 de N) uniformemente pela área das Hortas (...).

Assumiu-se na modelação do transporte de nitratos nas águas subterrâneas que o NO3 é conservativo, não se tendo considerado a ocorrência de processos químicos designadamente de fixação, de amonificação, de assimilação, de nitrificação e de desnitrificação.

A modelação foi realizada em regime variável sendo os valores de recarga introduzidos no modelo correspondentes a um ano médio de recarga. Este fluxo de NO3 foi considerado ciclicamente, introduzido apenas no mês de Setembro, uma vez que no mês seguinte, em Outubro, se verifica uma importante componente de recarga do aquífero e que acabará por lixiviar este NO3 para a zona saturada. Uma vez que a circulação no aquífero se realiza muito lentamente optou-se por simular este cenário durante um período de 100 anos, para que se atingisse uma situação de equilíbrio em que todo o NO3 que foi introduzido acabasse por escoar para o esteiro.

(http://www.dha.lnec.pt/nas/pdf/AIH_Faro_Nitratos%20Monte%20Gordo_CD_MO_LF.pdf)