tratar

Chamusca acolhe primeiro centro para tratar resíduos industriais perigosos

A criação de centros integrados de recuperação, valorização e eliminação (Cirver) resolverá mais de 90% do problema dos resíduos perigosos em Portugal, garantiu ao DN o presidente do Instituto dos Resíduos (...). O ministro do Ambiente também não tem dúvidas de que esta é a melhor solução. «E a prova de que há uma boa alternativa à co-incineração, que garante um elevado nível de protecção da saúde pública», afirmou ao DN.

(http://dn.sapo.pt/2004/12/19/tema/chamusca_acolhe_primeiro_centro_para.html)

Vale do Ave vai tratar resíduos com minhocas

(...) A Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE) anunciou ontem que vai instalar uma unidade de vermicompostagem para o tratamento de resíduos urbanos (tratamento com minhocas).

A Quercus saúda a decisão da AMAVE uma vez que a tecnologia em causa apresenta grandes vantagens ambientais e económicas.

A unidade terá uma capacidade para 1000 toneladas/ano, servindo para tratar quer os rejeitados da unidade de tratamento já existente na AMAVE, quer ainda o fluxo de resíduos urbanos indiferenciados.

A vermicompostagem é um processo barato que origina a produção de húmus com boas características agronómicas, para além de permitir a reciclagem de plásticos, vidros e metais. Com efeito, as minhocas digerem toda a componente orgânica dos resíduos urbanos (restos de comida e de jardins, assim como papel e cartão) sendo possível, através de crivos, separar o húmus das embalagens de plástico, vidro e metal que seguem para reciclagem.

Este processo inovador permite atingir um nível de reciclagem de 80%, o que é um valor muito elevado, ultrapassando todas as metas de reciclagem previstas a nível europeu e com custos iguais ou inferiores à colocação em aterro.

(http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=567&articleID=2220)

As Etar's Compactas são dimensionadas consoante a quantidade de efluente doméstico a tratar, e possibilitam a libertação das águas após tratamento, numa linha de água, ou a sua reutilização para rega.

(http://www.goldenfibra.net/main/modules/smartsection/print.php?itemid=2)