Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens e Medicamentos, Sistema Integrado de Recolha de Embalagens e Medicamentos Fora de Uso, SIGREM

Recorde-se que foi em Março deste ano que foi celebrado um protocolo entre a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais e a Valormed, por forma a permitir a extensão à Madeira do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens e Medicamentos.

O presidente da delegação regional da Ordem dos Farmacêuticos aproveitou ainda para fazer referência às campanhas televisivas que desde 2003, e usando personalidades bem conhecidas do grande [público], têm alertado a consciência das pessoas para o projecto.

Há que recordar que para colaborar neste projecto basta que não deite medicamentos no lixo, entregando as embalagens vazias e os medicamentos fora de uso na sua farmácia. A partir desse momento, o circuito está perfeitamente definido.

(http://www.srsdocs.com/parcerias/revista_imprensa/diario_noticias/2005/dn_2005_10_25_01.htm)

Cerca de 600 toneladas de embalagens e medicamentos fora de uso foram entregues pelos portugueses para recolha e valorização energética. Este valor representa um aumento na ordem dos 22,3%, [em relação a] a 2005.

Dados recolhidos pela Valorsul - empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos dos municípios de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira - o Sistema Integrado de Recolha de Embalagens e Medicamentos Fora de Uso (SIGREM) registou, em 2006, 300 milhões de unidades, ou seja, mais 9,2% do que no ano anterior.

O aumento acontece mais pelo maior número de farmácias aderentes ao sistema de recolha e tratamento de medicamentos, do que propriamente devido ao aumento de embalagens no mercado. Segundo a Valorsul, registou-se nesse período um "importante crescimento do número adesões de empresas farmacêuticas e farmácias, presentes tanto no continente como nas regiões autónomas". Em 2006, 35 farmácias formalizaram a sua adesão ao SIGREM, num total de 2.744 farmácias aderentes. O SIGREM abrange resíduos provenientes de embalagens vendidas em farmácias, em farmácias hospitalares e "resíduos industriais/comerciais/de serviços".

(http://jn.sapo.pt/2007/03/02/sociedade_e_vida/toneladas_medicamentos_recolhidos.html)